Na tarde deste domingo (7), a seleção brasileira de basquete conseguiu uma vitória maiúscula diante da seleção da Letônia por 94 a 69 e garantiu sua vaga em Paris 2024. A partida, válida pela final do Pré-Olímpico de basquete, foi realizada em Riga, capital do país adversário e sede da atual edição da competição. A seleção masculina de basquete volta a disputar uma Olimpíada depois de ficar fora de Tóquio 2020.
O Brasil fez uma partida dominante do início ao fim do jogo, não permitindo qualquer chance de reação dos letões. Com uma marcação impecável e um ataque letal, a seleção brasileira manteve dois dígitos de vantagem no placar durante a maior parte da partida. Com destaque especial para o primeiro quarto de jogo, em que a seleção assegurou 100% de aproveitamento nas bolas de 3 pontos (8/8) e terminou com a parcial de 34 a 11, com direito a uma cesta de trás do meio da quadra no estouro do relógio feita por Bruno Caboclo.
Durante o segundo quarto, apesar de uma queda no ritmo ofensivo, o Brasil manteve a intensidade defensiva característica da equipe de Aleksandar Petrovic neste jogo. Apesar da saída precoce de Yago, um dos grandes nomes do atual elenco da seleção, que sentiu um desconforto na perna esquerda, o jogo coletivo da equipe se manteve em alto nível na segunda metade do jogo. A equipe da casa ainda tentou apelar para um jogo agressivo com excesso de faltas no quarto período que, no entanto, não surtiu efeito no resultado final.
Todos os atletas que entraram em quadra tiveram contribuição para a vitória na partida. Contudo, fica o destaque especial para Bruno Caboclo, que mais uma vez foi o cestinha do Brasil no jogo, com 21 pontos e 4 rebotes, e Léo Meindl, que anotou 20 pontos, 9 rebotes e 4 bolas de 3 convertidas. Georginho e Gui Santos também tiveram papel fundamental em ditar o ritmo ofensivo e defensivo da equipe, respectivamente. O ala-armador do Franca terminou a partida com 14 pontos, 3 rebotes e 5 assistências, enquanto o ala do Golden State Warriors anotou 12 pontos, 7 rebotes, 3 assistências e 2 roubos de bola.
Na equipe da Letônia, o ala-armador Rihadrds Lomazs foi o cestinha da equipe com 15 pontos. Além dele, o ala Rolands Smits e o armador Arturs Zagars também contribuiram com 14 pontos cada.
Com este resultado, o Brasil carimbou seu passaporte para as Olimpíadas de Paris, onde seguirá no Grupo B com França, Alemanha e Japão. A primeira partida da seleção brasileira será no dia 27 de julho, às 17:15 (horário de brasília) contra a anfitriã França, de Victor Wembanyama e Rudy Gobert.
Apesar da dificuldade do grupo, a Seleção, que pode contar com os retornos de Raulzinho e Yago, buscará repetir o desempenho do Pré-Olímpico de Riga para superar o favoritismo de seus adversários e realizar uma campanha histórica na capital francesa.