O Rally da Europa Central (CER), etapa do Campeonato Mundial de Rally (WRC), chega ao fim após três anos com a edição deste fim de semana, a 12ª rodada de 2025, marcando o término do acordo trienal para o evento em Passau, que unia Alemanha, Áustria e República Tcheca. O financiamento para manter a aliança entre os três países secou, encerrando o projeto.
Uma nova proposta, no entanto, está em discussão para 2027: um Rally da Alemanha baseado no circuito de Nürburgring. Uma fonte sênior do parque de serviços explicou aos veículos: “Parece o fim da linha para o CER. É difícil manter os três países juntos para o financiamento – foi bom enquanto durou, mas agora parece o fim para o ADAC (autoridade esportiva nacional da Alemanha). Não será possível para a próxima temporada, mas ir para Nordschleife em algumas etapas faz parte do plano para o futuro.”
O trajeto incluiria também etapas em vinhedos a oeste de Koblenz, na região de Eifel. A Alemanha sediou sua própria etapa do WRC pela última vez em 2019. A fonte acrescentou: “Sabemos que não é possível voltar ao local original do Rally da Alemanha, mas este plano nos manteria não muito ao norte de Trier e das estradas de Mosel. Acho que todos lembramos do apoio que esse evento recebia.”
Embora o Nordschleife nunca tenha recebido uma etapa do WRC, o local já foi usado para eventos promocionais com carros de rally. O circuito de Nürburgring tem capacidade para 150 mil pessoas e espaço suficiente para um parque de serviços. O ADAC também considera a possibilidade de um fim de semana com uma rodada dupla, combinando o rally com uma corrida do DTM.