WEC: JOTA anuncia Jack Aitken como substituto de Button

Jack Aitken ocupará vaga de Jenson Button no Cadillac #38 do Hertz Team JOTA, com Earl Bamber e Sébastien Bourdais; #12 mantém trio

12 nov 2025 - 12h17
Jack Aitken foi anunciado nesta manhã
Jack Aitken foi anunciado nesta manhã
Foto: X / Jack Aitken

O Cadillac Hertz Team JOTA confirmou Jack Aitken no seu lineup do FIA World Endurance Championship de 2026. O piloto substitui Jenson Button, que se despediu das corridas profissionais após a final do campeonato de 2025 no Bahrein. Aitken integrará o carro #38 ao lado de Earl Bamber e Sébastien Bourdais.

O #12 Cadillac V-Series.R retorna com Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens, que pontuaram em todas as corridas de 2025 e terminaram em quinto no campeonato de pilotos Hypercar.

Publicidade

Aitken, com quatro participações nas 24 Horas de Le Mans — as três últimas pela Action Express Racing em um Cadillac —, estreia em temporada completa no WEC. Ele realizou os primeiros giros no Cadillac da JOTA no teste de rookies no Bahrein.

“Estamos encantados em receber Jack a bordo”, disse David Clark, diretor e fundador da JOTA Sport. “Acompanhamos seu progresso de perto este ano e ficamos impressionados com sua velocidade e consistência, ingredientes essenciais para o sucesso na classe Hypercar. Como membro da família de pilotos da Cadillac Racing, Jack se encaixa naturalmente. Ele já conhece a cultura, as pessoas e as expectativas no ecossistema Cadillac.”

Clack acrescentou: “Além do desempenho em pista, a personalidade calma de Jack e a atitude voltada para a equipe o tornam uma excelente adição ao nosso lineup de pilotos. Nunca subestimamos a química da equipe, seis estrelas individuais não vencem corridas de endurance, mas seis pilotos que trabalham como um só podem.”

“Tudo o que vimos de Jack até agora mostra que ele incorpora esse espírito, e mal podemos esperar para ver o que ele conquistará com a equipe na próxima temporada.” Finalizou o diretor da equipe.

Publicidade

Aitken disputará programa duplo: temporada completa no IMSA WeatherTech Championship pela Action Express Racing, em GTP, com Bamber. O único conflito ocorre em 17-19 de abril: WEC em Imola e IMSA em Long Beach. A JOTA confirmou que Aitken priorizará o IMSA, faltando a etapa de Imola. 

“Estou muito grato pela confiança da Cadillac e pela oportunidade”, afirmou Aitken. “É muito empolgante para mim pessoalmente porque nunca corri no WEC e nunca corri com a JOTA, embora tenhamos chegado perto algumas vezes e tenhamos uma relação que agora se concretiza.

“Eles têm pessoas fantásticas, dos pilotos à equipe, e é uma equipe que obteve sucesso no WEC. Aitken ainda acrescentou: “Estou animado para levar o que aprendi no IMSA na Action Express e trazer isso para tentar avançar. Estou animado para começar o ano e dobrar meu tempo no Cadillac V-Series.R.”

Keely Bosn, gerente de programa da Cadillac Racing, declarou: “Jack traz velocidade excepcional, insight técnico e um espírito competitivo feroz que complementam perfeitamente a equipe. Nosso elenco de 2026 reflete a força na continuidade.”

Publicidade

“Com pilotos competindo no IMSA e no WEC, construímos um programa unificado que impulsiona desempenho e desenvolvimento compartilhados. Estou genuinamente animado com a profundidade, talento e energia que esse lineup traz para a temporada.” Concluiu Bosn.

Aitken, vencedor do Petit Le Mans 2025, terminou em segundo no campeonato de pilotos IMSA 2025 e na Michelin Endurance Cup, com Bamber e Vesti. Em 22 corridas IMSA, registrou três vitórias (duas em Sebring e Petit Le Mans), sete pódios e duas poles. 

Já a Cadillac terminou em quarto no campeonato de fabricantes Hypercar do WEC 2025. A JOTA deu à marca a primeira vitória no WEC com 1-2 em Interlagos, em julho. O #38, então com Bamber, Bourdais e Button, conquistou três largadas na primeira fila e um segundo lugar no Brasil, entre quatro resultados no top-10.

Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações