Existe uma operação de salvamento da Porsche no FIA WEC. A notícia de que a gigante alemã estaria deixando de alinhar seus 963 para a temporada 2026 não deixou de ser uma surpresa, considerando que a Porsche foi muito ativa na discussão dos regulamentos futuros, incluindo a redefinição do Balanço de Performance (BoP).
Alguns dias atrás, falou-se na possibilidade de a Proton assumir a responsabilidade pelo segundo 963. Entretanto, Christian Ried, um dos donos do time, ressaltou a dificuldade financeira que isso implicaria. Jonathan Diuguid, o todo-poderoso do programa Penske, descartou a possibilidade de o time do "Capitão" assumir a gestão dos carros. E Pierre Fillon, presidente da ACO, descartou qualquer flexibilização para que a Porsche possa alinhar em Le Mans, mesmo tendo direito a uma vaga por ter sido campeã este ano no IMSA.
Olhando os discursos, tudo caminha para que não tenhamos Porsche entre os Hypercars no FIA WEC em 2026. Porém, nos bastidores, uma grande articulação está sendo feita para viabilizar a participação alemã em Le Mans, pelo menos. Afinal de contas, é quase uma obsessão da Porsche conquistar a 20ª vitória em La Sarthe.
Pelas regras publicadas recentemente, para que um fabricante tenha direito a participar, é necessário inscrever pelo menos dois carros no campeonato. Embora haja previsão de que exceções possam ser feitas pelo Comitê Gestor do FIA WEC, não parece provável uma "abertura". Mas as regras podem ser "interpretadas"...
O prazo limite para a inscrição na temporada FIA WEC 2026 é 30 de novembro. E todos os envolvidos estão trabalhando para que a Porsche possa competir em Le Mans. Inclusive Ferdi Porsche, bisneto de Ferdinand Porsche e fundador da FAT, está envolvido nas negociações. O plano A seria a Penske fornecer apoio à Proton para um segundo carro, com um subsídio da Porsche, e assim seguir até Le Mans. A partir de Interlagos, a participação da Proton ficaria em aberto, com o time buscando viabilizar a continuidade da temporada.
O plano B seria a manutenção da estrutura atual da Proton, e a Penske alinharia um único 963, em caráter particular, com a mesma intenção: disputar as quatro primeiras provas do campeonato e encerrar a participação após as 24 Horas. Não podemos esquecer que Le Mans é uma das poucas provas que ainda faltam ser vencidas por Roger Penske...
A solução provisória seria admitida pelo FIA/ACO, considerando que no próximo ano teremos o acréscimo da Genesis (Hyundai) entre os Hypercars, e o número de participantes seria mantido. Entretanto, não se pode deixar de lado um dos gigantes da longa duração que é a Porsche.
Fala-se que Stuttgart e Weissach aguardam a definição da convergência de plataformas (LMH e LMDh) para anunciar o retorno oficial em 2030, deixando o 963 disponível para operadores privados tanto no WEC quanto no ALMS, tal como fez em outros momentos de dificuldades financeiras. Afinal de contas, o modelo atual está homologado até 2029 e continuará em ação no certame estadunidense.
Os fãs aguardam por um final feliz...