NASCAR Brasil apresenta carro novo e mudanças para 2026

NASCAR Brasil lança temporada 2026 com novo carro RiSE26, Playoffs e pistas como Goiânia, Brasília e Cuiabá no calendário.

1 out 2025 - 10h39
RiSE26 foi apresentado oficialmente junto aos planos para a temporada de 2026
RiSE26 foi apresentado oficialmente junto aos planos para a temporada de 2026
Foto: Luciano Santos / SiGCom

Na noite desta terça-feira, 30 de setembro, a NASCAR Brasil realizou, no Morumbi, em São Paulo, o evento de lançamento da temporada 2026. O destaque foi a apresentação do novo carro, batizado de RiSE26, sigla que representa os pilares “Racecraft”, “Innovation”, “Safety” e “Experience”. A categoria definiu o carro como “mais do que uma atualização técnica, o modelo simboliza uma virada de mentalidade para o automobilismo nacional”. Além do novo carro, foram anunciados os Playoffs, inspirados nas três principais categorias da NASCAR nos EUA, e um calendário reformulado, com retorno e estreia de pistas.

O RiSE26, desenvolvido ao longo de dois anos e meio com mais de 5.000 quilômetros de testes conduzidos pelos irmãos Thiago e Tarso Marques, é 80 quilos mais leve e 60 cavalos mais potente que o modelo anterior, alcançando cerca de 360 cv com o motor central V6 NB-26, alimentado por etanol 100%. O carro conta com um chassi tubular modular de aço inoxidável, com a parte dianteira destacável, garantindo maior segurança e praticidade na manutenção. A carroceria, em fibra de carbono, utiliza tecnologia de metrologia da Hexagon para precisão dimensional, um avanço inédito no Brasil, correlacionando dados de pista e simulação. A suspensão do tipo double wishbone assegura estabilidade e eficiência em curvas, enquanto o câmbio de seis marchas com sistema power shift e acionamento por paddles completa o pacote.

Publicidade
Novo Camaro e Mustang durante a apresentação do RiSE26
Foto: Luciano Santos / SiGCom

O novo carro também inova na eletrônica, com um pacote de dados e metria de última geração, integrando Pro Tune (aquisição de dados), Ghost Dashboard (painel) e Injepro (injeção eletrônica). Os pneus Pirelli TH4, desenvolvidos exclusivamente para o modelo na medida 265/645R18 PZERO, foram otimizados para as características do carro, com rodas fornecidas pela RAW, do grupo brasileiro Motorcrazy, em parceria com a asiática OUYA Industrie. O cockpit, agora posicionado à esquerda, elimina as portas, adotando uma entrada pela janela com redes de proteção, e inclui uma câmera traseira para auxiliar o piloto, além do retrovisor. Chevrolet e Ford seguem como montadoras oficiais, com Camaro e Mustang, respectivamente.

O calendário de 2026 trará o retorno de Goiânia e Santa Cruz do Sul, ambos passaram por reforma em 2025, e a estreia de Brasília (em revitalização), Autódromo de Cuiabá, Autódromo Internacional de Chapecó e Autódromo Mantiqueira Speedway Club, todos em fase de inauguração. Detalhes sobre datas e pistas mantidas de 2025 ainda não foram divulgados. As equipes terão acesso à fábrica da SRB em outubro para a montagem final dos carros, e um teste coletivo está previsto para o início de março de 2026, antes da abertura da temporada, com participação dos pilotos mais bem colocados no campeonato de 2025.

O retorno a pista de Goiânia é uma das novidades para 2026
Foto: Divulgação / NASCAR Brasil

Fora das pistas, o RiSE26 será destaque em um roadshow por São Paulo, com ativações confirmadas no Sports Summit, Capacete de Ouro, Hotel Mercure (Vila Olímpia) e nas etapas finais da temporada 2025, no Velocitta (1 e 2 de novembro) e em Interlagos (6 e 7 de dezembro). “O RiSE26 nasce com espírito de espetáculo. É um carro que entrega mais intensidade para os fãs, mais ferramentas para as equipes e mais confiabilidade para os pilotos. É o passo que a NASCAR Brasil precisava dar”, resumiu Thiago Marques, diretor da NASCAR Brasil e CEO da SRB, fabricante do carro.

Enquanto isso, a temporada 2025 da NASCAR Brasil chega à reta final, com as duas últimas etapas no Velocitta e em Interlagos, que definirão os campeões das categorias Special Edition e Overall.

Publicidade

Ficha técnica – NASCAR Brasil RiSE26  Arquitetura: Chassi modular 3-peças (clips dianteiro/traseiro + célula central)  

Célula: Aço inoxidável polido 304  

Carroceria: Fibra de carbono; controle dimensional Hexagon  

Motor: NB-26 V6, 360 cv  

Combustível: Etanol 100%  

Transmissão: 6 marchas, power shift e paddle  

Torque (máx.): 55 kgf·m  

Peso: 960 kg  

Publicidade

Relação peso/potência: 2,66 kg/cv  

Suspensão: Double wishbone (triângulos)  

Rodas: RAW  

Pneus: Pirelli TH4, medida 265/645R18 PZERO (composto especial NASCAR Brasil)  

Volante: TMC, fibra de carbono, multifuncional  

Tanque: Kevlar, 90 L  

Metria/ECU: Pro Tune (aquisição) + Ghost (painel) + Injepro (injeção)  

Desenvolvimento: 2,5 anos, +5.000 km; pilotos Thiago e Tarso Marques  

Publicidade

Teste coletivo: Início de março (pré-temporada)

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se