Marco Bezzecchi é um dos grandes destaques da temporadas, o que pode-se considerar a melhor de sua carreira. Com vitórias na corrida principal de Silverstone e na Sprint de Misano, o italiano tem mostrado cada vez mais o acerto de sua escolha ao sair da VR46 para assumir a liderança da Aprilia, já que seu companheiro de equipe, Jorge Martín, sofreu com lesões durante toda a temporada.
Apesar do destaque positivo ao longo do ano, o incidente da primeira volta entre Bezzecchi e Marc Márquez em Mandalika continua nas manchetes dez dias depois. Após uma audiência com piloto da Aprilia não ter sido possível na Indonésia logo após a corrida, os comissários da FIM conversaram com o italiano e com a Aprilia Racing na manhã de quinta-feira na Austrália.
Posteriormente, os comissários confirmaram uma dupla punição de volta longa para Bezzecchi por causar um acidente, já que esta também é a segunda infração do italiano na temporada. Ele terá que cumprir essa punição na corrida do Grande Prêmio em Phillip Island, no domingo, da qual Márquez está ausente enquanto se recupera de uma cirurgia no ombro lesionado no acidente.
Devido a essa cirurgia, o já campeão da atual temporada pode ficar fora durante o restante dos compromissos da MotoGP para a recuperação completa e assegurar que pode voltar ao 100% no próximo ano para defender seu título.
As ações em pista começam na madrugada de quinta para sexta, com o treino classificatório da MotoGP acontecendo às 01h00 do horário de Brasília, e transmissão da ESPN 4/Disney+.