Em entrevista realizada após a vitória no Grande Prêmio de Portugal, Diogo Moreira falou sobre o foco adotado durante todo o fim de semana, o momento que está vivendo na categoria, a pressão pelo campeonato e o futuro da MotoGP.
Largando da pole position, o brasileiro conquistou a vitória em Portimão após uma bela disputa com Collin Veijer. Diogo afirma que em nenhum momento da corrida houve a preocupação com o título ou sobre a posição de González. Seu foco era viver o momento e apenas vencer a etapa:
“Eu apenas queria ganhar essa corrida. É, desde o primeiro dia aqui no fim de semana, eu falei isso e acho que foi o principal objetivo do fim de semana. Então, estou muito contente com essa mentalidade que tive durante todo esse fim de semana”
Após a corrida, a diferença entre Moreira e Manu Gonzalez passou para 24 pontos. Para ser campeão em Valência, Diogo precisa apenas terminar a última etapa em, no mínimo, 14º lugar. O brasileiro reforçou a importância de continuar com o mesmo comportamento que abordou durante toda a temporada.
“Estou me divertindo e aprendendo muito esse ano também. Então, tenho que aproveitar esse momento, porque são poucos os que podem ter esse momento na vida. Tenho que continuar me divertindo o máximo que puder, inclusive na última corrida do ano”
Moreira opiniou sobre a dificuldade da última etapa da temporada, mas ressaltou a necessidade de manter a consistência:
“Acho que vai ser um fim de semana bem complicado e vai ser difícil manter a concentração, mas tenho que continuar nessa mesma linha do restante da temporada e tentar fazer o fim de semana normal. Então vou apenas tentar não pensar no título e tentar ganhar mais uma corrida do ano”.
Em Portimão, Diogo perdeu a liderança da prova ainda nas voltas iniciais, mas retomou a poucas voltas do fim. O brasileiro afirmou que o começo da corrida foi mais dificultoso, mas sua estratégia foi crucial para garantir a vitória:
“Eu sabia que no final da corrida era possível chegar e apresentar um desempenho bem melhor do que no começo. Então, acho que a estratégia minha era estar ali atrás, tentar sempre estar no pelotão da frente e nas últimas voltas, fazer essa diferença. Acho que foi a principal chave para essa corrida”
Para Valência, o piloto afirmou que terá que manter a rotina, mas também aproveitar os dias livres para tirar um pouco do pensamento sobre toda essa briga pelo título.
“Vou manter a mesma rotina e os mesmos treinos. Agora vou ter dois dias livres em casa, então vou tentar desconectar um pouquinho do mundo e tentar estar relaxado, tranquilo e me divertir”
Diogo também reforçou que não se sente pressionado para conquistar o mundial.
“Pressão eu não tenho. Acho que já fiz o meu trabalho neste ano e recuperei muitos pontos. Então, eu estou muito tranquilo em relação a tudo. Acho que se eu ganhar o Mundial é um presente a mais”.
Com apenas 21 anos, o piloto apresenta uma postura muito madura. Prestes a ir para a MotoGP, o brasileiro afirma que esta temporada serviu para esse ganho de maturidade.
“Muito disso eu ganhei nesse ano. Em 2025 eu consegui trabalhar diferente mentalmente. Também é como falei antes, tenho para mim que já fiz meu trabalho já esse ano, ganhar o título é um presente que vem a mais. Então, acho que eu estou mais tranquilo por isso”
Sobre o futuro da MotoGP, Moreira afirmou que acredita que essa fase está garantida com bons pilotos.
“Eu acho que temos muitos pilotos bons. Então, acho que o futuro da MotoGP está vindo. Com certeza, os pilotos da Moto3 vão subir para a Moto2 e os da Moto2 para a MotoGP. É sempre assim. Acho que isso é uma coisa muito bonita do campeonato. Nós estamos vindo nessa desde pequenininhos, então trabalhando do jeito certo, acho que nós somos o futuro”
Diogo volta às pistas na manhã deste domingo (16), às 08h15 do horário de Brasília para a última etapa da temporada, a corrida que decidirá o campeão da Moto2. O brasileiro tem a chance de conquistar o título e só precisa terminar em, no mínimo, 14º. A transmissão será feita pela ESPN4 e Disney+.