Lando Norris venceu o GP da Holanda, mostrando potencial para ameaçar o título de Max Verstappen na Fórmula 1.
A Fórmula 1 voltou das férias de verão com tudo, como vimos no GP da Holanda, no domingo, 25 de agosto. E a segunda parte da temporada começou como terminou a primeira, sem Max Verstappen e um carro da Red Bull no topo do pódio, como vimos nas primeiras sete etapas do ano.
Tanto a Pole Position, quanto a vitória, ficaram com o britânico Lando Norris, da McLaren, uma verdadeira pedra no sapato de Christian Horner no campeonato de construtores.
Verstappen até tentou fazer a sua parte, largou bem e assumiu a ponta, mas não resistiu ao bom ritmo de corrida de Norris, que ultrapassou o tricampeão holandês com facilidade e finalizou a prova 22 segundos à frente de Max.
Matematicamente falando, Verstappen pode sim perder o título para Norris, caso o britânico faça uma segunda metade do campeonato de forma perfeita, vencendo todas as provas, mais o ponto extra da melhor volta, como fez na Holanda, assim somaria 72 pontos, e conquistaria o título de 2024, ficando dois pontos na frente de Max – se o holandês fosse segundo em todas as 9 etapas restantes.
Os fãs de Lando e da McLaren ficam eufóricos quando fazem essa conta, mas as últimas corridas mostram que não será uma tarefa fácil para Lando, mesmo tendo o melhor carro do grid, pois Ferrari e Mercedes vem crescendo no campeonato, além do próprio Piastri, companheiro de equipe de Norris, e todos estes pilotos tem chances de vitórias dependendo do desenrolar de cada etapa.
(*) Charley Gima é jornalista, produtor musical e criador do canal Fórmula FuteRock.