Verstappen vê impasse para carros pesarem menos na F1: "Não há solução rápida"

O líder da temporada 2022 da F1 acredita que o peso dos carros neste ano prejudica até a condução dos bólidos em alguns circuitos, mas não sabe o que propor para resolver o problema

12 ago 2022 - 13h06
Max Verstappen
Max Verstappen
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Max Verstappen acredita ser difícil a Fórmula 1 encontrar uma solução para o peso dos carros na categoria na era atual. O peso atual de 798 kg dos bólidos é o mais alto da história e é alvo de críticas dos pilotos nas últimas temporadas, pois afeta drasticamente a condução dos carros na pista.

Antes do início da Era Híbrida, em 2014, o peso mínimo dos carros era abaixo de 700 kg e foi aumentando nos anos seguintes, chegando a 752 kg em 2021. As novas tecnologias e componentes que passaram a ser utilizados obrigaram a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) a fazer os ajustes necessários.

Publicidade

Para se ter uma ideia, Verstappen estreou em 2015 na Fórmula 1 e sua Toro Rosso era, pelo menos, 100 kg mais leves do que atualmente. Em entrevista à Motorsport Week, o campeão mundial de 2021 acredita que será difícil para a F1 encontrar maneiras de resolver o problema. "Os carros são extremamente pesados, é claro. Não gosto e não vejo uma solução rápida a curto prazo".

Max Verstappen venceu oito de 13 corridas da F1 em 2022 (Foto: AFP)

Max aponta, também, que há circuitos no calendário da Fórmula 1 que atenuam a questão, trazem danos para os pilotos que influenciam no resultado na temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Publicidade

▶️ Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

"É difícil saber o que poderia ser feito, como melhorar essa questão. Em algumas pistas, é evidente que influenciam na performance, no superaquecimento de pneus, entre outras. Há algumas coisas que devem ser observadas pela FIA", completou.

Com mais ou menos peso, o fato é que o holandês da Red Bull venceu oito das 13 provas da temporada, somando 258 pontos até aqui. A F1 volta em duas semanas para o GP da Bélgica, em Spa Francochamps.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se