Verstappen e Hamilton vão para decisão do título da F1 empatados. Confira classificação

Max Verstappen e Lewis Hamilton vão decidir o título desta inacreditável temporada 2021 rigorosamente empatados em pontos, mas com uma vitória a mais para o holandês. No Mundial de Construtores, a Mercedes encaminhou o octacampeonato

5 dez 2021 - 17h18
(atualizado às 17h23)
Max Verstappen e Lewis Hamilton no momento capital do GP da Arábia Saudita
Max Verstappen e Lewis Hamilton no momento capital do GP da Arábia Saudita
Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

F1 NA ARÁBIA: HAMILTON VENCE, VERSTAPPEN 2°: EMPATE NA DECISÃO | Briefing

O que era inimaginável semanas atrás aconteceu. Max Verstappen e Lewis Hamilton vão decidir o título da temporada 2021 do Mundial de Fórmula 1 empatados em pontos. Depois de uma grandiosa vitória no polêmico e confuso GP da Arábia Saudita deste domingo (5), o heptacampeão do mundo marcou 25 pontos e somou mais um, extra, pela volta mais rápida da prova. Verstappen, por sua vez, cruzou a linha de chegada na segunda posição. Desta forma, os dois vão para Abu Dhabi, no próximo fim de semana, com exatamente 369,5 pontos.

Publicidade

Verstappen, contudo, ainda carrega uma importante vantagem para Hamilton. Isso porque o holandês vai para Yas Marina com nove vitórias na temporada, contra oito de Lewis. Desta forma, num eventual abandono dos dois pilotos, o título ficaria para o holandês.

Max Verstappen e Lewis Hamilton vão empatados para a decisão do título (Foto: Lars Baron/Red Bull Content Pool/Getty Images)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

É a primeira vez desde quando Clay Regazzoni e Emerson Fittipaldi decidiram a taça, em 1974, que dois pilotos chegam empatados para a corrida final da temporada.

Publicidade

Com o terceiro lugar nesta noite em Jedá, Valtteri Bottas selou a terceira posição do campeonato. Com 218 tentos somados ao longo da temporada, o finlandês já não pode ser alcançado por Sergio Pérez, que abandonou a corrida após incidente com Charles Leclerc.

Pérez também tem o quarto lugar garantido no campeonato. Com 190 pontos, o mexicano não pode mais ser alcançado pelo quinto, agora Charles Leclerc, que passou Lando Norris na classificação com o sétimo lugar neste domingo em Jedá. O britânico está 4 pontos atrás do piloto da Ferrari e 4,5 à frente de Carlos Sainz.

Daniel Ricciardo, quinto colocado no GP da Arábia Saudita, marcou 10 pontos neste domingo e tem agora 115, 15 a mais que Pierre Gasly, sexto colocado na prova. Fernando Alonso não pontuou na Arábia Saudita e segue em décimo no campeonato, mas agora está apenas 6 à frente de Esteban Ocon, um dos grandes nomes do domingo e quarto posicionado na prova.

Já no Mundial de Construtores, a Mercedes praticamente encaminhou o oitavo título. Com 44 pontos em jogo em Abu Dhabi, a equipe chefiada por Toto Wolff tem agora 587,5 pontos, 28 de frente para a Red Bull, que tem 559,5.

Publicidade

A Ferrari, por sua vez, praticamente selou o terceiro lugar do Mundial de Construtores. Com o sétimo lugar de Leclerc e o oitavo de Sainz, a diferença para a McLaren aumentou para 38,5 tentos. A Alpine é a quinta do Mundial e tem 149 pontos, contra 120 da AlphaTauri. Aston Martin e Williams não pontuaram na Arábia Saudita e seguem com 77 e 23 tentos, respectivamente, enquanto Antonio Giovinazzi foi o nono e marcou 2 pontos para a Alfa Romeo, que reduziu para 10 a diferença para a Williams. Já a Haas viu seus dois pilotos abandonarem em Jedá e segue no zero na F1.

O próximo fim de semana vai marcar o desfecho da temporada 2021 e vai definir o grande campeão deste incrível ano. O GP de Abu Dhabi acontece entre 10 e 12 de dezembro no circuito de Yas Marina. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações