Sob risco, Ricciardo procura Alpine. Que já deixa portas abertas para retorno

Otmar Szafnauer já havia confirmado que após o anúncio da ida de Fernando Alonso para a Aston Martin, recebeu inúmeras ligações de "pilotos em potencial". E um deles, de acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport, foi Daniel Ricciardo

3 ago 2022 - 10h33
(atualizado às 10h45)
Daniel Ricciardo não se acerta na McLaren
Daniel Ricciardo não se acerta na McLaren
Foto: McLaren / Grande Prêmio

Assim que Fernando Alonso anunciou a transferência para a Aston Martin ao final da temporada 2022 da Fórmula 1, Otmar Szafnauer recebeu ligações de "vários pilotos em potencial", nas palavras do próprio chefe da Alpine. E um deles era Daniel Ricciardo.

A confirmação foi feita pela revista alemã Auto Motor und Sport e vai ao encontro do que outra revista, a francesa AutoHebdo, já havia também divulgado: que o veterano está em negociações para retornar à equipe francesa. E a própria Alpine já deixou claro que não veria problemas em receber Ricciardo novamente.

Publicidade

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Daniel Ricciardo já correu na Alpine e pode voltar à equipe francesa (Foto: McLaren)

A questão é que, mesmo afirmando a plenos pulmões que tem contrato até 2023 com a base em Woking, Ricciardo é um dos pilotos mais ameaçados — senão o mais — a não correr na F1 na próxima temporada. O próprio CEO da McLaren, Zak Brown, já disse que o contrato do australiano possui "mecanismos" que permitem o encerramento do acordo antes do tempo.

Outro ponto crucial na história é Oscar Piastri, e a reação do jovem ao anúncio da Alpine, negando que vá correr com a equipe francesa em 2023, é mais um forte indício de que, na verdade, a demora na decisão de Alonso fez o campeão vigente da F2 buscar outros caminhos. A Auto Motor und Sport falou que, durante o fim de semana do GP da Hungria, os rumores de que Piastri não queria correr pela Alpine eram fortes. Dizia-se, inclusive, que já havia uma carta de intenção assinada com a McLaren, e caso a história se confirme, deixa Ricciardo livre para aceitar outras ofertas e permanecer na F1.

Publicidade

Ricciardo correu na Renault — marca por trás da Alpine — por duas temporada, em 2019 e 2020. Szafnauer foi questionado sobre o assunto pela revista inglesa Autosport antes de toda a confusão de terça-feira e não se mostrou contra. "Se você olhar para Fernando, por exemplo, ele vem e vai, e acho que isso acontece com outros pilotos também. E não acho que isso seja um problema. Acho que precisamos focar, como disse, nos planos que temos para as próximas 89-88 corridas", disse.

"Temos de ter certeza que complementamos esse plano com o melhor piloto que pudermos e temos algumas opções. E colocarmos o melhor piloto ao lado de Esteban [Ocon] para que possamos seguir adiante com o que estamos planejando", encerrou.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações