Prost diz que "odeia" grid invertido e avisa: "Vou embora da F1 se tivermos isso"

Alain Prost, tetracampeão da F1 e diretor não-executivo da Alpine, pensa como alguém "aberto, mas tradicionalista". É por isso que o francês manifesta repulsa à ideia do grid invertido

20 set 2021 - 09h50
(atualizado às 11h17)
Alain Prost simplesmente odeia o conceito de inversão de grid
Alain Prost simplesmente odeia o conceito de inversão de grid
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Alain Prost está aberto a mudanças na Fórmula 1, mas tudo tem limite. No caso do tetracampeão, é a proposta de inversão de grid: o francês avisa que, caso a ideia vire realidade, a solução vai ser abandonar o posto de diretor não-executivo da Alpine e virar as costas para a categoria.

O argumento de Prost é que não vale a pena romper com algumas tradições. No caso, o espírito de um esporte que premia os melhores precisa ser mantido, sem inverter grid em nome do entretenimento.

Publicidade

"Eu gosto muito de testar coisas novas, mas você precisa entender qual é o motivo por trás dessas decisões", disse Prost. "A Fórmula 1 precisa seguir tradicional, com tecnologia, sendo o ápice do esporte a motor. Precisamos entender que a melhor equipe vai vencer por ser a melhor, esse é o espírito da Fórmula 1. A ideia do grid invertido é algo que eu odeio. Eu odeio. Eu acho que iria embora se tivermos isso de grid invertido. Acho que é a pior ideia possível. Prefiro que uma equipe domine, porque eles vão ter feito o trabalho necessário. Eu sou aberto, mas sou tradicionalista", destacou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Alain Prost simplesmente odeia o conceito de inversão de grid
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Em contrapartida, Alain entende que alguns ajustes são necessários. O exemplo do francês é a série de mudanças no sistema de pontuação, que passou a contemplar os dez primeiros após décadas de premiação apenas ao top-6.

"Eu lembro que em 1982 nós todos terminamos umas cinco corridas no ano inteiro porque a confiabilidade dos carros era muito ruim. A confiabilidade hoje é fantástica. Se você ainda tivesse o formato de seis primeiros conseguindo pontos, algumas equipes nunca teriam pontos. Você precisa fazer ajustes de alguma forma", comentou.

Publicidade

A ideia do grid invertido foi debatida nos últimos anos, mas não avançou. A alternativa encontrada pela F1 foi a corrida de classificação, testada em três GPs de 2021. A proposta faz parte dos esforços da gestão da categoria de variar formatos e apelar a uma nova geração de fãs.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações