Mercedes teme "fim muito feio de campeonato" e cobra lisura em Abu Dhabi

Toto Wolff teme que corrida decisiva do campeonato, em Abu Dhabi, seja afetada por sequência de momentos polêmicos do GP da Arábia Saudita, e vê respeito entre Mercedes e Red Bull

6 dez 2021 - 12h12
(atualizado às 12h24)
Toto Wolff e Christian Horner vivem rivalidade tensa por título da F1
Toto Wolff e Christian Horner vivem rivalidade tensa por título da F1
Foto: Dan Istitene/Getty Images/Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

F1 NA ARÁBIA: HAMILTON VENCE, VERSTAPPEN 2°: EMPATE NA DECISÃO | Briefing

Lewis Hamilton e Max Verstappen seguem se envolvendo em momentos controversos dentro das pistas no embate entre ambos pelo Mundial de Pilotos de Fórmula 1, e o GP da Arábia Saudita, disputado no último domingo (5), foi a prova disso. Os dois estiveram envolvidos em mais de um incidente ao longo das 50 voltas da disputa, o que preocupa o chefe da Mercedes, Toto Wolff, sobre uma possível batida na última etapa do ano, em Abu Dhabi, na próxima semana.

Publicidade

"Eu espero que a corrida de ontem tenha tido repercussões suficientes para que todos aprendam e se adaptem para a corrida final, em Abu Dhabi", preocupou-se Wolff. "Acho que uma pilotagem similar — se os comissários decidirem que foi além do limite — poderia ser novamente penalizada em Abu Dhabi e terminaria em uma situação muito feia para todos", admitiu.

Com as tensões entre os pilotos atingindo o nível máximo, a última etapa da temporada reserva um embate histórico: pela primeira vez desde 1974, os dois líderes mundiais da Fórmula 1 chegam à última corrida empatados em número de pontos — são 369.5 para cada. Em caso de abandono duplo, Verstappen ficará com a taça por ter uma vitória a mais do que Hamilton no campeonato: nove a oito.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Um dos polêmicos incidentes que envolveram Max Verstappen e Lewis Hamilton em Jedá (Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Publicidade

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

"E não acho que o campeonato mereça um resultado que foi influenciado por uma batida", defendeu. "Então, nesse caso, eu acredito bastante na capacidade do sistema de se autoregular", afirmou.

Wolff relembrou a disputa ferrenha entre Hamilton e Verstappen no Brasil, em que o holandês também se defendeu de maneira extremamente agressiva e ambos acabaram saindo da pista. Na visão do austríaco, as decisões dos comissários ao longo da temporada contribuíram para o clima bélico entre os dois rivais ao título.

"Acho que no Brasil, eu disse que estaríamos criando um precedente caso [a manobra] não fosse investigada. Isso pode terminar muito mal para o campeonato", acredita. "E vocês viram incidentes [em Jedá] que foram parecidos com o Brasil em velocidade menor, e não queremos ter isso em Abu Dhabi. O carro mais rápido, com o piloto mais rápido, deveria ganhar o campeonato. E não por tirarem um ao outro [da corrida]", disse o dirigente.

Publicidade

Apesar das reclamações recorrentes, das tretas e da tensão envolvida entre Hamilton e Verstappen — assim como entre Mercedes e Red Bull —, Wolff acredita que as escuderias ainda conseguirão demonstrar respeito uma pela outra, independentemente do resultado final no próximo final de semana.

"As emoções estão escalando muito, muito alto", destacou. "Existe muito respeito entre os times, também pelas conquistas. É por isso que, caso tenhamos uma corrida limpa para os pilotos em Abu Dhabi, terá sido uma grande temporada", encerrou.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações