Hülkenberg elogia "xadrez de alto nível" no duelo de Verstappen e Hamilton na Arábia

Alemão exaltou a estratégia traçado pelo piloto da Red Bull para devolver a posição ao rival da Mercedes no GP da Arábia Saudita e a inteligência do heptacampeão para farejar a armadilha

8 dez 2021 - 10h42
(atualizado às 12h33)
Max Verstappen e Lewis Hamilton vão empatados para a decisão do título
Max Verstappen e Lewis Hamilton vão empatados para a decisão do título
Foto: Lars Baron/Red Bull Content Pool/Getty Images / Grande Prêmio

A GRANDE FINAL DA F1, VERSTAPPEN x HAMILTON: QUEM SERÁ CAMPEÃO? | Paddock GP  #271

Nico Hülkenberg exaltou a estratégia de Max Verstappen na luta contra Lewis Hamilton no GP da Arábia Saudita. Na visão do alemão, o fato de o rubro-taurino ter calculado o momento de devolver a posição rival e de o britânico ter "farejado a armadilha" mostra que a decisão da Fórmula 1 se transformou em um "xadrez do mais alto nível".

Publicidade

Perto do fim da corrida em Jedá, Hamilton tentou passar, mas Verstappen espalhou e forçou o #44 a recolher o carro. Como o holandês tinha saído da pista, a Red Bull orientou o piloto a entregar a posição "estrategicamente". Max, então, ficou no centro da pista e diminuiu o ritmo. Com a falta de espaço, Lewis tocou a traseira da Red Bull e quebrou um pedaço da asa dianteira.

DECISÃO DA FÓRMULA 1 2021

Nico Hülkenberg exaltou a atuação de Verstappen e Hamilton na F1 (Foto: Beto Issa)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Publicidade

Verstappen cedeu a posição pouco depois, mas deu o troco no britânico e manteve a liderança. Lewis, contudo, conseguiu a ultrapassagem e garantiu a vitória, o que resultou em um empate no Mundial de Pilotos.

Depois da corrida, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) puniu o holandês pelo break test, que foi veementemente negado pela Red Bull. Às vésperas do GP de Abu Dhabi, porém, o time dos energéticos assumiu a manobra, já que Helmut Marko, consultor da equipe, se desculpou por ter negado a ação.

Na visão de Hülkenberg, Verstappen foi inteligente ao planejar uma solução para neutralizar a passagem de Hamilton, que foi igualmente esperto ao perceber a armadilha.

"Max Verstappen é assim. Ele luta como um leão pelo campeonato e dá tudo que tem", disse Hülkenberg em entrevista à emissora austríaca Servus TV. "Ele sabia que não poderia ultrapassar Lewis se o deixasse passar. Foi por isso que ele preparou e planejou tão inteligentemente. Lewis farejou a armadilha. Por isso que ele não queria ultrapassar Max no momento em que estava seguindo", seguiu.

Publicidade

"Foi xadrez no mais alto nível. Aqueles dois correm a 300 km/h e ainda pensam em em coisas como essas", exaltou.

F1 NA ARÁBIA: HAMILTON VENCE, VERSTAPPEN 2°: EMPATE NA DECISÃO | Briefing

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações