O caos se fez presente no GP da Arábia Saudita no último domingo, com mais um encontro polêmico entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Ainda assim, o heptacampeão mundial conquistou os pontos necessários — a vitória e a volta mais rápida — para chegar empatado com Max à última e decisiva etapa da temporada em Abu Dhabi. E, segundo Andrew Shovlin, diretor de engenharia da Mercedes, Lewis fez tudo isso com sérios danos em sua asa dianteira.
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O holandês da Red Bull esteve envolvido nos dois incidentes do piloto da escuderia alemã. Foi durante a segunda relargada, na volta 17, que Verstappen ultrapassou Hamilton que, por sua vez, estava preocupado com Esteban Ocon. No meio dos carros dos taurinos e da Alpine, o lado esquerdo da asa dianteira acabou tocando no pneu traseiro do RB16B #33, enquanto o lado direito encostou no A521 #31.
Shovlin explica que o grande alívio naquele momento, ainda que o #44 tenha perdido posições, era não ter danos muito graves no W12. "Perder a posição não foi um grande revés para nós. O alívio foi maior por termos conseguido passar por aquele momento de três carros lado a lado, em que Lewis ficou prensado sem perder a asa completamente ou sofrer sérios danos ao carro", disse ele.
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"O foco estava mais em ter certeza de que tudo estava bem. E ainda não tivemos uma perda significativa de desempenho nessa fase", acrescentou.
Contudo, foi no forte impacto com Verstappen na volta 37 que o desempenho da Mercedes começou a cair. Isso porque Hamilton perdeu toda sua asa dianteira, numa freada brusca do holandês que, inclusive, recebeu uma punição de 10s da FIA (Federação Internacional do Automobilismo) após a prova, mas que de nada mudou a posição final do holandês — ele permaneceu com o segundo lugar.
"Provavelmente perdemos apenas 0s1 ou 0s2 depois que ele foi prensado, e Esteban passou por ele. Tivemos muita sorte, perdemos alguns pedaços [da asa dianteira], mas continuou funcionando, sem mais danos", explicou. "Depois, com Max, perdemos toda a asa, então perdemos cerca de 0s4 de desempenho por volta", seguiu.
O que deu esperança à equipe alemã foi um Hamilton "muito determinado" nas seguintes voltas, que conseguiu a vitória ao final da corrida.
"Naquele momento, estávamos muito divididos. É uma decisão difícil entre você ir ao limite, e Lewis sabia muito bem que isso os deixaria empatados, ou você joga pelo seguro? Em última análise, Lewis foi quem tomou a decisão, e essa decisão provavelmente foi ajudada pelo fato de que ele não pôde realmente ver a asa dianteira, porque se ele estivesse assistindo à TV como nós estávamos, ele poderia ter pensado melhor", concluiu.
O próximo fim de semana vai marcar o desfecho da temporada 2021 e vai definir o grande campeão deste incrível ano. O GP de Abu Dhabi acontece entre 10 e 12 de dezembro no circuito de Yas Marina. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
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