FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: QUE CORRIDA! TUDO SOBRE A VITÓRIA DE CARLOS SAINZ NA INGLATERRA | Briefing
Conforme algum acidente de proporções exageradas acontece na Fórmula 1, é natural que a categoria observe os detalhes para que possa estudar se há alguma maneira de melhorar a segurança dos competidores. E no último final de semana, a FIA teve um prato cheio com o acidente bizarro de Guanyu Zhou no GP da Inglaterra, quando o chinês saiu deslizando pela pista e foi arremessado com violência no alambrado.
Entre as muitas peças quebradas no carro de Zhou, uma delas chamou atenção: o Santo Antônio, que ocupa um espaço acima da cabeça do piloto justamente para evitar que o competidor fique exposto ao asfalto, simplesmente quebrou no carro da Alfa Romeo. Assim, coube ao halo a tarefa de salvar o piloto chinês, já que se tornou a última barreira entre o chão e a cabeça de Guanyu.
As imagens do carro após o acidente já mostravam que a peça havia se soltado com o impacto, mas ao observar os vídeos do incidente com mais atenção após a corrida, a F1 identificou que o Santo Antônio quebrou ainda nos momentos iniciais, quando a C42 da Alfa Romeo tocou o solo de cabeça para baixo.
Imagem mostra claramente o carro sendo sustentado pelo halo, já sem o Santo Antônio (Foto: Reprodução)
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O objetivo da FIA é entender melhor as forças que entraram em ação no momento da batida e qual foi o impacto necessário para que o Santo Antônio simplesmente quebrasse no carro de Zhou.
Uma coisa, entretanto, difere a peça da Alfa Romeo em relação às demais do grid. Na concepção da C42, foi definido que o Santo Antônio do carro seria em "formato-lâmina", um conceito já adotado pela Mercedes em 2010 e pela Force India em 2011 — mas que havia caído em desuso principalmente após a introdução do halo, em 2019.
Assim, um dos objetivos da investigação também é determinar se o conceito por trás do Santo Antônio dos carros da Alfa Romeo pode ter algo a ver com a quebra da peça. É importante salientar, entretanto, que o carro da equipe — assim como todos que disputam a categoria — foi aprovado nos testes de impacto da FIA no início do ano.