F1: Williams é desclassificada da qualificação em Singapura

Carlos Sainz e Alex Albon foram desclassificados após irregularidade no DRS

4 out 2025 - 15h09
(atualizado às 15h45)
Foto: Divulgação / F1

Os pilotos da Williams, Carlos Sainz e Alex Albon, foram desclassificados da sessão de qualificação do GP de Singapura após infringirem um regulamento técnico. Em nota, o delegado técnico Jo Bauer, indicou uma irregularidade envolvendo o Sistema de Redução de Arrasto (DRS), um mecanismo que ajuda a diminuir o arrasto aerodinâmico dos carros, fazendo com que eles ganhem mais velocidade quando acionado. Sendo assim, Albon e Sainz, que largariam respectivamente na 12ª e 13ª posição, irão largar depois do pelotão. 

Em nota, Bauer afirmou que “ambos os carros excederam o limite máximo de 85 mm em ambos os lados da área externa da asa traseira", considerando uma violação do Artigo 3.10. 10 g do regulamento. A Williams afirmou que chegou a fazer a medição da asa traseira de ambos os carros, e que as mesmas estavam dentro do padrão exigido pela FIA, mas a federação informou o contrário.

Publicidade

O chefe de equipe, James Wolves, publicou um comunicado onde lamenta o ocorrido, dizendo que a equipe não queria obter vantagem. “Em nenhum momento buscamos obter vantagem de performance e as asas traseiras haviam passado em nossas próprias verificações mais cedo no dia, mas só há uma medição que importa e aceitamos plenamente a decisão da FIA. Temos um carro capaz de marcar pontos neste fim de semana e faremos tudo o que for possível para lutar a partir do fim do grid amanhã, além de revisar imediatamente nossos processos para garantir que isso não aconteça novamente.”

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se