O Grande Prêmio da Austrália marcou a abertura da temporada de 2025 da Fórmula 1, e, após a corrida, a FIA emitiu um comunicado confirmando que, a partir do Grande Prêmio da China, será introduzido um teste mais severo para verificar a deflexão da asa traseira superior. A decisão foi tomada após a análise das filmagens das sessões de treinos em Melbourne, nas quais as equipes foram instruídas a usar câmeras para monitorar as deformações dos carros na pista.
A análise das imagens revelou que havia justificativas para a implementação de um "teste mais rigoroso" para a asa traseira, a ser aplicado no evento em Xangai. Contudo, a FIA esclareceu que todos os carros que participaram da corrida na Austrália estavam em conformidade com as normas vigentes.
De acordo com a declaração da FIA, “Conforme anunciado anteriormente, entre o final da temporada de 2024 e o início de 2025, a FIA exerceu a autoridade conferida pelo Artigo 3.15.1 do Regulamento Técnico para introduzir novos testes, mais desafiadores, de deflexão de carga, abrangendo a asa dianteira (a partir da Corrida 9, Grande Prêmio da Espanha), a asa traseira superior e a asa traseira da viga."
A FIA também solicitou às equipes que usassem câmeras nas sessões de treinos livres para monitorar as deformações exibidas pelos carros durante o Grande Prêmio da Austrália.
Após analisar as imagens das deformações da asa traseira e as medições das deflexões estáticas realizadas nas dependências da FIA em Melbourne, concluiu-se que havia fundamentos para a introdução de um teste mais rigoroso a partir do Grande Prêmio da China, especificamente em relação à asa traseira superior.
O Artigo 3.15.17, que foi introduzido em 2025, estipula que, ao ser aplicada uma carga vertical de 75 kg em qualquer extremidade do plano principal da asa traseira, a distância entre o plano principal e o flap (também conhecido como “slot gap”) não deve variar mais do que 2 mm. A partir do próximo evento em Xangai, esse limite será reduzido para 0,5 mm. Devido ao curto prazo até a corrida em Xangai, uma tolerância adicional de 0,25 mm será permitida para esse novo limite.
As equipes foram notificadas sobre essa alteração na manhã de segunda-feira, 17 de março. A FIA também reafirmou que, durante o evento de Melbourne, todos os carros foram testados conforme as exigências do Artigo 3.15.17 e foram considerados em conformidade com os regulamentos. Portanto, todos os carros que participaram da corrida em Melbourne foram julgados legais.
O Grande Prêmio da China acontece nesse final de semana.