F1 aumenta altura dos carros e troca difusor para conter porpoising em 2023

A FIA divulgou nesta terça-feira (16) novas regulamentações que serão implementadas já nesta temporada e em 2023 para evitar os quiques dos carros.

16 ago 2022 - 13h51
Mercedes foi uma das equipes que mais sofreu com o porpoising em 2022
Mercedes foi uma das equipes que mais sofreu com o porpoising em 2022
Foto: Mercedes / Grande Prêmio

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A Federação Internacional de Automobilismo aprovou nesta terça-feira (16) mudanças para controlar o porpoising nos carros a fim de garantir a segurança dos pilotos e evitar qualquer tipo de lesão. Algumas medidas serão implementadas já em 2022, enquanto outras alterações serão feitas apenas no ano que vem.

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O problema dos quiques pegou as equipes de surpresa no início da temporada e virou problema de saúde quando pilotos começaram a se queixar de dores nas costas por conta do porpoising. O exemplo mais drástico foi o de Lewis Hamilton no GP do Azerbaijão, com o heptacampeão terminando a prova visivelmente dolorido por conta dos quiques de sua Mercedes.

"A segurança é absolutamente a maior prioridade para a FIA e dedicamos tempo e recursos significativos à análise e resolução da questão do porpoising. Discuti pessoalmente este assunto com todas as equipes e pilotos e, embora existam algumas diferenças de opinião devido a diferentes posições competitivas, é muito claro que a FIA tem o dever de agir e garantir que os pilotos não sejam colocados em risco indevido de lesão como resultado deste fenômeno", disse Mohammed Ben Sulayem em comunicado divulgado pela FIA.

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Lewis Hamilton se queixou de dores nas costas após o GP do Azerbaijão (Foto: Mercedes/LAT Images)

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A partir do GP da Bélgica, a entidade vai medir o fenômeno e obrigar as equipes a operarem dentro de um limite considerado seguro para os pilotos. Além disso, a FIA aprovou mudanças para redefinir os requisitos de rigidez do assoalho e peças ao redor dos furos de medição de espessura já neste ano.

Para 2023, a altura do assoalho será aumentada em 15 mm. A altura do funil do difusor também será aumentada, com cuidados para evitar qualquer impacto nos projetos dos componentes mecânicos das equipes. A rigidez da borda do difusor será aumentada e um sensor adicional será obrigatório para monitorar o fenômeno de forma mais eficaz.

Além das medidas para conter o porpoising e garantir a segurança dos pilotos, a FIA aprovou o regulamento para os novos motores, que serão introduzidos em 2026. A entidade também divulgou mudanças no Santo Antônio dos carros após o acidente de Guanyu Zhou no GP da Inglaterra.

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