Não é de hoje que as transmissões da Fórmula 1 vêm sendo criticadas. Com o crescimento da audiência de um público jovem, a transmissão vem passando por mudanças que não estão sendo muito bem vistas por alguns pilotos. Em uma entrevista ao ‘El Partidazo', da Cadena COPE, o piloto da Williams, Carlos Sainz, criticou abertamente a FOM (Formula One Management), responsável pelas transmissões, pela forma como a cobertura tem sido conduzida, dando mais destaque a familiares, companheiras e personalidades da mídia, do que à disputa na pista.
“Está se tornando uma tendência. Deve ter funcionado em algum momento, porque as pessoas achavam interessante ver nossas namoradas, ver celebridades na TV, suas reações e tal. Eu entendo que se houver uma ultrapassagem, um momento muito tenso da corrida, mostrar um plano da reação deles pode ser compreensível, que a produção veja que isso funcionou no passado, então façam”, disse Sainz.
Esse comentário se deu devido a uma falha na transmissão durante a prova, na qual as imagens foram compartilhadas horas depois nas redes sociais da Fórmula 1. O momento em si foi uma ultrapassagem de Carlos Sainz, que saiu de 18º para 10º, mas não teve nenhuma das suas últimas cinco voltas transmitidas.
Já o duelo entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton durante as últimas voltas também não apareceu durante a transmissão. O bicampeão também não ficou muito satisfeito ao saber que sua conversa com seu engenheiro não foi transmitida, ironizando a situação em uma resposta no X.
With pole position secured for the private radio broadcast, time to fine-tune the main coverage and bring all the on-track excitement to the fans! 💪💪 Vamos! 😂👍🤞🤞🤞 pic.twitter.com/XROoZPDeEo
— Fernando Alonso (@alo_oficial) October 5, 2025
Um porta-voz da Fórmula 1 precisou vir a público pronunciar-se depois da má repercussão que esse episódio teve com os pilotos e com os fãs. "Nossa equipe faz um excelente trabalho ao relatar uma situação muito complexa com vários carros em diferentes pontos da pista e também fornece ótimos momentos de contexto das arquibancadas, convidados proeminentes e locais onde corremos. Sempre buscamos a excelência e o aprimoramento do que entregamos".