Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP da Arábia Saudita de F1

O primeiro dia de atividades da F1 na Arábia Saudita terminou com Lewis Hamilton na liderança, seguido de perto por Valtteri Bottas. Líder do campeonato, Max Verstappen ficou em quarto

3 dez 2021 - 18h54
Lewis Hamilton liderou os dois treinos em Jedá
Lewis Hamilton liderou os dois treinos em Jedá
Foto: Twitter/The Race / Grande Prêmio

F1 NA ARÁBIA: HAMILTON DOMINA, LECLERC BATE FORTE | Briefing

O primeiro dia de treinos da Fórmula 1 na Arábia Saudita terminou com a Mercedes na frente, como esperado. Lewis Hamilton cravou 1min29s018 para marcar o melhor tempo desta sexta-feira (3), apenas 0s061 mais rápido que o companheiro Valtteri Bottas.

Publicidade

Pierre Gasly terminou o dia em terceiro, a 0s081 de Hamilton. Líder do campeonato, Max Verstappen ficou na quarta posição, acompanhado pela dupla da Alpine, com Fernando Alonso e Esteban Ocon, respectivamente.

Carlos Sainz, Yuki Tsunoda, Sergio Pérez e Charles Leclerc fecharam o top-10 no primeiro dia de atividades da Fórmula 1 na Arábia Saudita.

Lewis Hamilton foi o grande nome do dia e da noite em Jedá (Foto: Mercedes)

A Fórmula 1 volta a acelerar em Jedá neste sábado. O treino livre 3 acontece às 11h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação está marcada para 14h, sempre com transmissão ao vivo da emissora por assinatura BandSports e do serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todas as atividades de pista do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1. Siga tudo aqui.

Publicidade

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Confira declarações dos pilotos após a sexta-feira na Arábia Saudita:

Lewis Hamilton, primeiro: Hamilton se preocupa com ritmo de classificação e vê perigo no tráfego em Jedá

Valtteri Bottas, segundo: Bottas vê bom início da Mercedes no "legal e emocionante" circuito da Arábia Saudita

Pierre Gasly, terceiro: Gasly destaca 3º lugar no TL2, mas pede atenção: "Muito trabalho para domingo"

Max Verstappen, quarto: Verstappen destaca preocupação com tráfego em classificação de Jedá: "Pode ser bem difícil"

Fernando Alonso, quinto: Alonso elogia aderência na Arábia Saudita e diz que pista é "rápida como esperado"

Esteban Ocon, sexto: Alonso elogia aderência na Arábia Saudita e diz que pista é "rápida como esperado"

Publicidade

Sergio Pérez não passou da modesta nona colocação (Foto: Red Bull Content Pool)

Carlos Sainz, sétimo: Sainz fala em "afinar detalhes" em Jedá, mas ressalta temor com "curvas cegas"

Yuki Tsunoda, oitavo: Gasly destaca 3º lugar no TL2, mas pede atenção: "Muito trabalho para domingo"

Sergio Pérez, nono: Verstappen destaca preocupação com tráfego em classificação de Jedá: "Pode ser bem difícil"

Charles Leclerc, décimo: Leclerc lamenta acidente e fala em buscar sucesso em Jedá "para agradecer Ferrari"

Daniel Ricciardo, 11º: "Acho que a pista é divertida. É um circuito desafiador, mas isso é o que torna bem empolgante. Possui um bom ritmo, boa aderência, fiquei feliz com o traçado. Acho que é bem diferente de tudo que nós andamos, então é bem divertido. Temos mais para mostrar em questão de ritmo e estou confiante que é possível. Vejo nossos rivais e estavam bem rápidos hoje, mas acredito que podemos equilibrar. Estou bem otimista para amanhã e, claro, por ser uma pista nova. Posso encontrar um pouco mais de tempo em algumas curvas, então vamos focar nisso."

Lando Norris, 12º: "Um primeiro dia divertido, mas difícil. Divertido porque é um circuito novo, desafios diferentes e empolgado por sentir a pista. Definitivamente uma das mais complicadas de alinhas as coisas e encontrar o limite necessário para estar próximo do muro, mas não muito perto. Foi um dia difícil porque foi duro encontrar o equilíbrio do carro. Então, temos muito trabalho para esta noite para melhorarmos amanhã. Me sinto confiante para dar o máximo com o carro, mas precisamos sair para a pista no momento adequado."

Publicidade

Antonio Giovinazzi, 13º: "Eu realmente gostei dessa pista e me senti bem, me senti feliz com o dia. Fiquei meio preocupado, chegando de um teste da Fórmula E, que sofreria com o carro e o ritmo, mas não foi o caso. O carro estava bom desde o início do TL1 e podemos evoluir amanhã. Me senti bem nas voltas de classificação no TL2 e podemos dar um passo adiante amanhã. A pista é realmente rápida e divertida, mas ficamos surpreso com a aderência. Estou ansioso para a classificação de amanhã, torço para que seja um bom dia para nós."

Fernando Alonso ficou no top-5 na sexta-feira em Jedá (Foto: Andrej Isakovic/AFP)

Kimi Räikkönen, 14º: "Foi um interessante primeiro dia nesta pista. É um circuito bem veloz, cheio de curvas rápidas e isso significa que não vai ser fácil ultrapassar. Falo de muitas curvas rápidas, mas são mais delas no desenho do que sentimos no carro. Apenas metade delas são realmente curvas, a maioria é pé embaixo e poderiam ser retas. Claro, esse circuito é diferente de muito outros, mas foi ok para andar. Lidar com o tráfego na classificação será difícil, especialmente nas partes rápidas."

Lance Stroll, 15º: "Foi legal experimentar o circuito pela primeira vez hoje, é uma pista muito rápida. Acho que podemos ver que ultrapassar será desafiador no domingo, então a classificação será muito importante. Não temos uma zona de frenagem grande para ajudar a ultrapassar, mas isso significa que pista flui bem. Estar confortável durante a volta será a chave para uma volta boa, porque existem algumas poucas áreas que se você forçar, consegue encontrar alguns décimos. Nós temos um ponto de partida decente com o carro, mas vamos trabalhar durante a noite para fazer progresss e garantir que chegaremos à classificação em uma boa posição."

Sebastian Vettel, 16º: Vettel se surpreende com boa aderência, mas diz que pista de Jedá "não permite erros"

George Russell, 17º: "Foi bem divertido hoje. É uma pista incrivelmente rápida e te pune se você comete um erro. Você precisa ser perfeito onde posiciona o carro e amanhã, na classificação, pode ser bem complicado. O carro estava bom para pilotar hoje e foi tudo bem próximo no meio do pelotão com equipes como Aston Martin e Alfa Romeo. Acho que muitos pilotos estão sofrendo com o desgaste dos pneus, especialmente os pneus macios da Pirelli."

Publicidade

Mick Schumacher, 18º: "É um circuito muito rápido e intenso. Acho que conseguimos aprender a pista e entendê-la, agora estamos ansiosos para amanhã. Estivemos próximos da Williams, mas eu sei que eles são capazes de aumentar a potência do motor para a classificação, então vamos apenas observar. Espero que tenhamos um carro bom nas curvas para aproximarmos. As condições da pista melhoraram muito, no início estava bem sujo para começar, então esperamos uma evolução geral da pista."

Nicholas Latifi, 19º: "É sempre legal descobrir uma pista nova, especialmente um circuito de rua onde você precisa equilibrar o risco com a recompensa para encontrar uma boa volta. Existem algumas coisas que ainda podemos melhorar durante a noite, na pilotagem e no carro, que vão dar mais confiança para a classificação de amanhã. No geral, porém, tive duas boas sessões e acho que podemos evoluir para a corrida."

Nikita Mazepin 20º: "É uma pista diferente de tudo que vivemos não apenas neste ano, mas na minha carreira. É um circuito que exige muita confiança e conhecimento de onde você está indo porque muitas curvas parecem iguais. Foi feliz por fazer algumas voltas nesta semana em comparação à última vez [no Catar]. Eu gostei e acho que ainda existe muito ritmo para ser encontrado."

+ANÁLISE: Arábia Saudita se mostra imune às regras da F1 com pista muxibenta e código de vestuário

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se