Alpine já admite ir à Alta Corte de Londres para resolver caso Piastri

Otmar Szafnauer, chefe da Alpine, já dá como praticamente certo que o time irá recorrer à Alta Corte de Londres para buscar uma compensação financeira por conta da saída de Oscar Piastri para a McLaren

8 ago 2022 - 18h00
Alpine promete brigar com McLaren por Oscar Piastri
Alpine promete brigar com McLaren por Oscar Piastri
Foto: Alpine / Grande Prêmio

MCLAREN É A GRANDE VILÃ DO MERCADO DE PLITOS DA INDY E FÓRMULA 1

A Alpine já acredita que deve levar o imbróglio com o piloto Oscar Piastri para a Alta Corte de Londres. O pupilo de 21 anos da equipe francesa surpreendeu o mundo da Fórmula 1 ao rebater o anúncio oficial da equipe e dizer que não pretende pilotar pela Alpine em 2023. A McLaren deve ser o destino do australiano, que deve substituir o compatriota Daniel Ricciardo.

Publicidade

Otmar Szafnauer, chefe da Alpine, revelou que, caso Piastri de fato se recuse a correr pelo time na próxima temporada, o time deve buscar uma compensação financeira na justiça. O americano também disse que a equipe de Enstone entrou em contato com o Comitê de Reconhecimento de Contratos (CRB), órgão responsável por validar os vínculos da Fórmula 1, mas que isso pode não ser o suficiente para manter Oscar.

"Já temos praticamente 90% de certeza de que vamos a Alta Corte. Se o CRB disser 'sua licença só é válida na Alpine' e então ele [Oscar Piastri] disser 'beleza, mas não vou pilotar nunca por eles, vou ficar de fora por um ano', então você precisa ir para a Alta Corte buscar uma compensação", explicou Szafnauer em entrevista a agência de notícias Reuters nesta segunda-feira (8).

Szafnauer criticou bastante as atitudes de Piastri neste imbróglio contratual (Foto: F1)

A Alpine investiu uma bela quantia para preparar Piastri para a Fórmula 1. Além dos anos como piloto da academia da Renault, o australiano está participando de um programa neste ano com carros antigos da equipe francesa e deve completar mais de cinco mil quilômetros de testes. Só um motor da geração atual, por exemplo, custa € 1,75 milhões (aproximadamente 9,1 milhões de reais).

Publicidade

Otmar conta que os cálculos do prejuízo ainda não foram feitos, mas que isso será necessário caso a Alpine realmente opte pelas vias judiciais. "Nós ainda não nos sentamos com os contadores para ver o quanto já gastamos. Vamos ter que fazer isso se formos para a Alta Corte", afirmou Szafnauer.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Oscar Piastri vem realizando testes com a Alpine em 2022 (Foto: Reprodução / Twitter)

De acordo com o chefe da equipe francesa, Piastri teria assinado um acordo com a Alpine em novembro que traçaria um plano para uma estreia na Fórmula 1 em 2023. O vínculo incluía a possibilidade de um empréstimo para outra equipe, algo que parecia ser a solução para o australiano, até que Sebastian Vettel anunciou sua aposentadoria e Fernando Alonso colocou fogo no mercado de pilotos ao anunciar sua saída para a Aston Martin.

A renovação do bicampeão com a Alpine parecia encaminhada e, assim, Oscar começou a explorar outros cenários para além de um empréstimo para a Williams. A McLaren surgiu como opção e parece ser o destino do atual campeão da Fórmula 2.

Publicidade

PIASTRI DÁ TOCO 'À PALOU' NA ALPINE. McLAREN É 'FURA-OLHO'? | TT GP #63

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações