Alfa Romeo vê Zhou "melhor que o esperado", mas exige evolução para renovar contrato

Guanyu Zhou tem contrato apenas para 2022 e agora espera a decisão da Alfa Romeo sobre renovar ou não o contrato

19 ago 2022 - 14h06
Zhou fica para 2023?
Zhou fica para 2023?
Foto: Alfa Romeo / Grande Prêmio

ALONSO CONTRA EGO DA FÓRMULA 1 E A VOLTA DE MARC MÁRQUEZ À MOTOGP | WGP

O que a Alfa Romeo vai fazer com a segunda vaga de piloto no grid da temporada 2023 da Fórmula 1? Valtteri Bottas está garantido, mas Guanyu Zhou ainda não. O chefe Fréderic Vasseur encheu o novato de elogios, mas deixou claro que ver mais dele antes de colocar a caneta no papel por um segundo ano de F1.

Publicidade

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Vasseur destacou que as próximas cinco corridas são muito importantes para Zhou, uma vez que ele já esteve em todas as tradicionais pistas de Bélgica, Holanda, Itália, Singapura e Japão.

"O acordo foi muito claro com Zhou: ele tinha de fazer um bom trabalho e melhorar. Ele conhece as próximas quatro ou cinco pistas, e esperamos que dê um passo adiante. Sei perfeitamente que não ajudamos muito em termos de confiabilidade e pontos, mas, até aqui, ele está melhor que o esperado", disse em entrevista à revista Racer.

Guanyu Zhou ainda faz seu primeiro ano na Fórmula 1 e busca a melhor adaptação (Foto: Alfa Romeo)

Publicidade

"Mas todo mundo sabe que, quando você tem esse tipo de decisão a tomar, o evento mais importante é o último. Temos uma cláusula contratual que nos permite definir, então estamos numa situação confortável", afirmou.

O que impressiona negativamente é o interesse de patrocínios vendo da China, país que conta com Zhou como seu primeiro representante da história na F1.

"Temos dois patrocinadores da China. Um deles tinha trabalhado conosco em 2019 e voltou neste ano, e outro foi assinado recentemente. A China não é um mercado fácil hoje por conta de Covid e do fato de que não temos há um GP por lá no momento. Agora começou a clarear um pouco [e espero que fique mais fácil].

"A F1 assinou um novo acordo de TV na China e a cobertura será muito maio comparada ao que era antes. O impacto do Covid ainda é grande, mas será uma megaoportunidade de voltar ao calendário, certeza, embora ainda não seja tão fácil. A cultura é diferente, leva tempo", apontou.

Publicidade

"Não é uma questão de ter um piloto chinês no carro. Se você quer que algo se torne atraente, precisa ter bom desempenho — provavelmente mais na China que em outro lugar. Zhou começou bem", finalizou.

A Fórmula 1 ainda está nas férias de verão e volta somente entre os dias 26 e 28 de agosto, em Spa-Francorchamps, com o GP da Bélgica.

HAMILTON EMPLACA CINCO PÓDIOS SEGUIDOS. VAI VENCER NA FÓRMULA 1 2022?

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se