Palou e Ganassi iniciam disputa judicial e divergem sobre duração do processo

A batalha judicial envolvendo Álex Palou e a Ganassi ganhou novos capítulos nesta semana. A equipe quer acelerar o processo, enquanto o piloto quer esperar o final da temporada da Indy em setembro

11 ago 2022 - 11h39
Álex Palou quer esperar o fim da temporada da Indy para resolver situação com a Ganassi
Álex Palou quer esperar o fim da temporada da Indy para resolver situação com a Ganassi
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

MCLAREN É A GRANDE VILÃ DO MERCADO DE PILOTOS DA INDY E FÓRMULA 1

Álex Palou terminou o GP de Nashville na terceira posição e recebeu os cumprimentos de Chip Ganassi pelo pódio conquistado. Essa foi a primeira interação entre os dois desde que a Ganassi abriu um processo contra o atual campeão da Indy pela divulgação de informações contratuais sigilosas. Terminanda a alegria com o resultado conquistado no último domingo (7), as duas partes voltaram a focar na ação que atualmente corre na justiça federal americana em Indianápolis.

Publicidade

De acordo com a revista americana Racer, os advogados de Palou apresentaram uma moção nesta segunda-feira (8) pedindo para estender o processo pelos próximos dois meses e meio. A ideia é esperar o fim da temporada da Indy, no dia 11 de setembro, para não atrapalhar o desempenho de Álex nas pistas. Pelo calendário proposto, a última audiência seria no dia 31 de outubro.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chip Ganassi parabenizou Álex Palou pelo pódio em Nashville (Foto: Reprodução / Twitter)

Já a Ganassi quer acelerar o processo, afinal de contas a equipe precisa definir quem vai pilotar o carro #10 no ano que vem. É muito improvável que Palou se mantenha na equipe, já que o espanhol deixou bem claro o desejo de sair, mas Chip também já disse que gostaria de contar com ele para 2023. Quanto maior o tempo de indefinição, menor o número de pilotos disponíveis para assinar com a equipe.

Publicidade

Uma audiência de mediação estava marcada para a última quarta-feira (10), com esta quinta (11) agendada como data alternativa. A audiência de mediação serve para reunir as duas partes e tentar chegar a um acordo, evitando uma disputa judicial mais longa. Resta saber o que a Ganassi quer: se é uma compensação financeira ou continuar com Palou.

Álex Palou terminou o GP de Nashville em terceiro (Foto: IndyCar)

Um outro item chamou a atenção nos pedidos recentes. Em uma moção feita pelos advogados de Álex na terça-feira (9), havia a reclamação da "demora de vários meses em resolver essa questão". O processo foi aberto pela Ganassi no dia 25 de julho, mas novas datas foram reveladas. Os advogados de Palou afirmam que a equipe sabia desde o dia 15 de junho que o piloto espanhol pretendia correr por outra equipe, que lhe permitiria perseguir uma oportunidade na Fórmula 1.

Além disso, teria sido discutida a possibilidade de incluir uma cláusula no contrato para que o campeão da Indy pudesse sair em caso de uma opotunidade na principal categoria do automobilismo mundial. No dia 7 de julho, após não receber a proposta de um contrato revisado com a cláusula, Palou informou ao time que não pretendia continuar depois da temporada de 2022. Cinco dias depois, a Ganassi anunciou a renovação de contrato com o espanhol, apenas para ser desmentida horas depois pelo próprio piloto.

O fato de os advogados de Álex afirmarem que houve uma demora de "vários meses" para a Ganassi entrar na justiça sugere que o piloto já poderia ter um acordo com a McLaren há mais tempo. Também não fica claro se Palou de fato conseguiu a cláusula contratual que queria, e se seu vínculo com a equipe lhe permitia fechar um acordo com outro time.

Publicidade

DIXON SONHA APÓS NASHVILLE E FAZ CHANCE DO HEPTA CRESCER NA INDY

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações