Filha de bicampeão é contratada pela McLaren e integra programa de talentos da equipe

Adolescente de 14 anos passa a fazer parte do Programa de Desenvolvimento de Pilotos e inicia preparação para testes em monopostos a partir de 2027

18 nov 2025 - 12h54
(atualizado às 13h24)
(
(
Foto: Divulgação/Instagram/@f1academy / Esporte News Mundo

A McLaren Racing ampliou oficialmente seu Programa de Desenvolvimento de Pilotos ao anunciar a chegada de Ella Hakkinen, filha do bicampeão mundial de Fórmula 1 Mika Hakkinen, e da britânica Ella Stevens.

As contratações reforçam tanto o investimento em jovens talentos quanto o compromisso da equipe inglesa com o aumento da representatividade feminina no automobilismo internacional.

Publicidade

Ella Hakkinen, de apenas 14 anos, tornou-se a mais jovem integrante do programa. Vencedora da Champions of the Future Academy 2024, em Cremona, a adolescente vive sua primeira grande ascensão internacional após também conquistar a edição 2024 do Campeões do Futuro, no kart.

A expectativa é de que ela inicie testes com carros de fórmula já nos próximos anos, mirando a temporada 2027 nas categorias de base do automobilismo europeu.

A jovem finlandesa é acompanhada de perto por Mika Hakkinen, último piloto a conquistar dois títulos mundiais pela McLaren, em 1998 e 1999, e responsável por orientar tanto ela quanto o irmão mais novo, Daniel, de 11 anos, também piloto de kart.

O ex-campeão afirmou ao jornal finlandês Ilta-Sonomat que os filhos treinam "no mesmo nível que Lewis Hamilton" e destacou a motivação da primogênita."Ella é uma verdadeira competidora, extremamente talentosa. Acredito, sem hesitar, que veremos uma piloto mulher chegar ao mais alto nível do esporte até 2030, seja ela ou outra pessoa", disse.

Publicidade

Além da entrada de Ella Hakkinen, a McLaren confirmou a contratação de Ella Stevens, de 19 anos, campeã nacional de kart e única mulher a vencer na categoria KZ2 no Reino Unido. Ela disputará a temporada 2026 da F1 Academy, categoria de base 100% feminina, guiando o segundo carro da equipe, operação que será feita em parceria com a Rodin Motorsport. Stevens será companheira de Ella Lloyd, que já compete pela McLaren.

O reforço duplo simboliza a evolução de um projeto que tradicionalmente revelou nomes como Lewis Hamilton e Lando Norris, e que volta a mirar o futuro com ambição. Para Zak Brown, CEO da McLaren Racing, o movimento representa mais um passo no fortalecimento da presença feminina em diferentes frentes da modalidade.

"Há muito progresso a ser feito, mas estamos muito orgulhosos do caminho percorrido. É importante mostrar às jovens pilotos, engenheiras e profissionais do esporte que o automobilismo está aberto a todas", afirmou. Ele também agradeceu à NEOM, parceira na iniciativa, e celebrou o fato de agora contar com três jovens talentos no programa: Lloyd, Stevens e Hakkinen.

A chegada das duas pilotos ocorre em um momento simbólico para a McLaren. Até o ano passado, Mika Hakkinen era o último a ter conduzido a equipe a um título de construtores, sequência que só foi encerrada por Lando Norris e Oscar Piastri, recolocando a equipe nos holofotes.

Publicidade

Agora, com a nova geração sendo lapidada, a McLaren reforça seu compromisso de olhar não apenas para o presente, mas também para a próxima década do automobilismo.

Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações