Di Grassi se torna primeiro piloto a marcar 1000 pontos na Fórmula E com pódio em Seul

Lucas Di Grassi alcançou 39º pódio na Fórmula E em Seul e ultrapassou os 1000 pontos na categoria, se tornando primeiro piloto a atingir marca em oito temporadas

13 ago 2022 - 08h39
(atualizado às 08h48)
Lucas Di Grassi alcançou mais um recorde da Fórmula E neste sábado
Lucas Di Grassi alcançou mais um recorde da Fórmula E neste sábado
Foto: FIA Fórmula E / Grande Prêmio

Mitch Evans venceu a primeira corrida da história da Fórmula E em Seul e manteve a briga acesa pelo título, enquanto Stoffel Vandoorne segue na primeira colocação e com uma vantagem confortável para o vice-líder. Mas quem fez história de verdade neste sábado, 13, na Coreia do Sul, foi o brasileiro Lucas Di Grassi: o piloto da Venturi se tornou o primeiro a alcançar a marca de 1000 pontos na Fórmula E.

Em sua 99ª corrida pela categoria — que vai completar 100 neste domingo, no encerramento da temporada —, Di Grassi subiu ao pódio pela 39ª vez — outro recorde — com o terceiro lugar e somou mais 15 pontos, elevando seu total na Fórmula E para 1009 e se tornando o primeiro piloto a alcançar a marca milenar.

Publicidade

"Tem sido um dia muito emocionante", admitiu Di Grassi após a corrida. "É uma honra correr aqui, esse é um lugar incrível, com fãs incríveis. Fizemos nosso melhor hoje pela equipe no campeonato e por mim, pessoalmente, para alcançar meu 39º pódio e 1011 pontos [a contagem oficial da Fórmula E contabiliza 1009 tentos], então estou super feliz. É um sonho se tornando realidade, vamos celebrar muito hoje", brincou.

O brasileiro já havia admitido que era um objetivo particular alcançar a marca antes do fim da temporada, e conseguiu o feito até mesmo com uma corrida de antecedência. Além de somar o maior número de pontos e de pódios, Di Grassi também é o maior vencedor da Fórmula E ao lado de Sébastien Buemi — ambos com 13 triunfos — e possui a melhor média de pontos da categoria, com pouco mais de dez tentos por corrida.

"É uma grande honra e um privilégio poder competir com um nível tão alto de pilotos. Não poderia haver um jeito melhor de entrar na minha 100ª corrida", avaliou Di Grassi, que participou de todas as provas da história da categoria e vai alcançar a marca centenária ao mesmo tempo em que a Fórmula E, na segunda corrida do final de semana em Seul.

"Nós lutamos demais para extrair o máximo [do carro]", ressaltou. "Não cometemos erros, então obrigado à equipe pelo carro que eles me deram. E obrigado aos fãs por estarem aqui", completou o brasileiro, que vai se consolidando cada vez mais como um dos maiores nomes da história da categoria.

Publicidade

A largada para a última prova da Fórmula E em 2022 acontece no domingo (14), às 4h (horário de Brasília). Antes disso, a classificação será realizada ainda neste sábado, às 23h40. As duas sessões terão transmissão ao vivo da TV Cultura e do SporTV 3, além da cobertura completa no GRANDE PRÊMIO.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se