Após meses de expectativa, a Fórmula 1 anunciou a contratação do brasileiro Gabriel Bortoleto (20), para a equipe Sauber em 2025. Bortoleto será o primeiro brasileiro a ocupar um lugar no grid por uma temporada inteira da F1 desde 2017.
O diretor da equipe suíça, Mattia Binotto, destacou as qualidades do brasileiro que levaram à sua contratação como piloto titular da equipe na próxima temporada. Segundo Binotto, a decisão por Gabriel em meio a tantos candidatos à vaga se deu por causa de suas "conquistas fora do comum e que mostram seu grande potencial", afirmou o diretor.
Dois anos incríveis levaram Bortoleto à F1
Nascido em São Paulo, Bortoleto se mudou para a Itália em 2017. Na Europa, participou de campeonatos como a Fórmula Regional Europeia (FRECA), além de competir na F4 italiana, terminando o campeonato em 5º lugar. Em 2021, competiu na Fórmula 3 Europeia.
Mas foi a partir de 2023 que Gabriel Bortoleto ingressou nas categorias que o levariam à Fórmula 1. Logo em seu ano de estreia na F3, aos 18 anos, pela equipe Trident e assessorado pelo bicampeão mundial de Fórmula 1, Fernando Alonso, o brasileiro conquistou o título da categoria de forma antecipada, antes da etapa de Monza, na Itália. Bortoleto foi o primeiro brasileiro na história a conquistar um título na F3.
Atualmente, Gabriel Bortoleto disputa o campeonato mundial de Fórmula 2, junto com outros futuros calouros de 2025, como Kimi Antonelli e Oliver Bearman. Correndo pela equipe Invicta Racing, o brasileiro lidera o campeonato com 169.5 pontos.
No campeonato de F2, Bortoleto possui 2 vitórias e 2 poles. A última vitória do brasileiro foi em Monza, com uma performance marcante, quando o piloto saiu da 22ª posição e chegou à ponta, vencendo a corrida.
A temporada de 2024 da F2 ainda possui duas etapas: Catar, entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro; e Abu Dhabi, entre os dias 6 e 8 de dezembro. Bortoleto lidera com uma diferença de 4,5 pontos para o segundo colocado, Isack Hadjar.
Desde outubro de 2023, Gabriel Bortoleto faz parte do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da equipe McLaren. Com a dupla Oscar Piastri e Lando Norris já garantida para o ano de 2025, a construtora liberou Bortoleto para assinar com a Sauber.
"Gabriel Bortoleto será liberado do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren no final da temporada 2024 para buscar uma nova oportunidade em sua carreira", afirmou a equipe.