América-MG empata com Tolima e se despede da Libertadores

Time mineiro, sem chances de classificação, segue como último colocado do Grupo D da competição

18 mai 2022 - 23h16
(atualizado às 23h33)
América-MG abriu 2 a 0 no placar e cedeu o empate, ainda no primeiro tempo - Daniel Munoz / AFP
América-MG abriu 2 a 0 no placar e cedeu o empate, ainda no primeiro tempo - Daniel Munoz / AFP
Foto: Lance!

Em jogo decisivo pelo Grupo D da Libertadores, América-MG e Tolima-COL empataram, pelo placar de 2 a 2, em Ibagué, na Colômbia, nesta quarta-feira, 18. Com o resultado, o time mineiro se despede da competição continental.

O JOGO

Publicidade

Jogando em casa, no início do jogo, o Tolima tinha mais posse de bola e tentava controlar as ações ofensivas da partida. Plata, pelo lado direito do ataque colombiano, era o jogador mais insinuante e levava perigo perigo para a defesa americana.

Entretanto, foi a equipe alviverde que abriu o marcador, logo em sua primeira investida no ataque. O lateral-esquerdo Marlon, apareceu, dentro da área, para marcar, com a perna direita.

Após o primeiro gol do jogo, o time colombiano se jogou mais ainda ao ataque, já que precisava vencer em casa. Nesse contexto, a estratégia do América era, sumariamente, baseada nos contra-ataques. Entretanto, o Tolima colaborou com as pretensões americanas e cometeu pênalti em Henrique Almeida, após falha técnica - o zagueiro Iago Maidana converteu, abrindo vantagem no placar.

A partir daí, contudo, um "apagão" no time brasileiro. Com as linhas defensivas muito perto da área defendida por Jailson, o América-MG não tinha válvula de escape, "chamou" o time adversário para pressão, e, por isso, cedeu dois gols consecutivos, marcados por Plata e Rangel, em um intervalo de três minutos.

Publicidade

Para a segunda etapa, um ritmo bem mais lento. Ambas as equipes optaram por adotar uma postura mais cadenciada, que não favorecia ninguém, visto que os dois times precisavam do resultado.

Aos poucos, devido ao cansaço de Tolima e América-MG, espaços foram sendo cedidos no Estádio Manuel Murillo Toro e o time mineiro tentou esboçar uma pressão sem sucesso já nos minutos finais.

PRÓXIMOS JOGOS:

Pela Libertadores, na última rodada da fase de grupos, enquanto o América-MG enfrenta o Independiente del Valle-EQU, no Equador, o Tolima visita o Atlético-MG, em Belo Horizonte.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

Publicidade

TOLIMA-COL 2x2 AMÉRICA-MG

Data: 18 de maio de 2022

Horário: 21h (de Brasília)

Local: Estádio Manuel Murillo Toro - Ibagué (Colômbia)

Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)

Assistentes: Juan Belatti e Diego Bonfá (ambos da Argentina)

Gols marcados: Marlon - 06'/1ºT (0-1), Iago Maidana - 27'/1ºT (0-2), Plata - 40'/1ºT (1-2), Rangel - 43'/1ºT (2-2)

Cartões amarelos: Moya (Tolima), Iago Maidana (AME), Juninho Valoura (AME), Pedrinho (AME)

Publicidade

TOLIMA-COL (Técnico: Hernán Torres)

Domínguez; Jonathan Marulanda, Quiñones, Moya e Hernández; Ureña (Trujillo 41'/2ºT), Rovira e Cataño (Ramírez, aos 27'/2ºT); Plata, Ibarguen e Rangel (Caicedo, aos 34'/2ºT).

AMÉRICA-MG (Técnico: Vagner Mancini)

Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder, Germán Conti (Juninho Valoura, aos 14'/2ºT) e Marlon; Lucas Kal (Gustavinho, aos 38'/2ºT) e Índio Ramírez (Rodriguinho-intervalo); Felipe Azevedo (Pedrinho, aos 24'/2ºT), Aloísio (Kawê, aos 38'/2ºT) e Henrique Almeida.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações