Que os streamings fazem muito sucesso, a gente já sabe. É possível ter um ótimo serviço, pagando bem pouco. Mas uma das "magias" que fazem com que esses serviços valham a pena para o consumidor é justamente as vendas por assinatura, também conhecidas no mercado como economia de recorrência.
Essa é uma estratégia muito utilizada por empresas que estão exclusivamente no mundo digital, já que a assinatura foi popularizada com a internet. Mas e você que é empreendedor, será que é possível se beneficiar com essa prática?
Sim, é possível. E o mais legal é que ela é uma estratégia possível para diversos tipos de negócio, independentemente da categoria. Além disso, a recorrência abre a possibilidade de consolidação do seu negócio.
Um dos fatores que podem explicar a popularização e o crescimento das vendas por assinatura é a pandemia. Segundo a Global Consumer Insights Survey 2020, 45% das pessoas passaram a utilizar o celular como um canal de compra no lockdown. Ou seja, as pessoas ficaram mais propensas a assinar serviço pela internet.
Atualmente, existem três categorias de empreendedorismo que se beneficiam da economia de recorrência. Entre elas, estão os criadores de infoprodutos, os afiliados (vendedores comissionados por vendas) e também as empresas que comercializam dentro de ambientes virtuais, sejam em lojas ou prateleiras virtuais.
Quais as vantagens da venda por assinatura?
Entre as principais vantagens de realizar a venda por assinatura de seus produtos ou serviços está na previsibilidade de faturamento mensal. Isso porque, um plano de assinatura possui períodos (mensal, semestral e anual), então o valor que você receberá de receita é certo.
Além disso, a venda por assinatura ajuda o empreendedor a evitar as oscilações no faturamento. Por exemplo, há meses que um mês vai bem e no outro, muito mal. E isso é muito comum dentro de pequenos negócios. Então, ter a garantia de que um dinheiro vai entrar todos os meses no seu fluxo de caixa é ótimo, não é verdade?
Vale lembrar que a compra por assinatura também é vantajosa para quem consome. Assim, o seu cliente terá acesso ao conforto, comodidade e praticidade, sem a necessidade de participar de processos burocráticos.
Por fim, outro fator que agrega e muito para que as vendas por assinatura sejam um sucesso está na experiência. Até porque, o seu consumidor criará um vínculo com a sua marca, aumentando a confiança dos seus serviços e a fidelização de clientes.