Empreendedorismo sustentável: conheça 3 grandes destaques da área

Precisando de inspiração para pôr em prática o seu empreendedorismo sustentável? Então veja abaixo grandes nomes desse cenário!

21 out 2021 - 10h47
O empreendedorismo sustentável vem crescendo cada vez mais no mundo
O empreendedorismo sustentável vem crescendo cada vez mais no mundo
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

É comum pensar que para fazer um empreendedorismo sustentável, é necessário ser uma grande empresa. Mas, muitas das empresas que hoje se tornaram grandes dentro desse mercado nasceram de pequenos negócios. 

Além disso, produtos sustentáveis hoje são muito valorizados no mercado. A atuação neste nicho é muito apreciada, principalmente por levantarem pautas como o uso equilibrado de recursos naturais e a redução de consumo no mundo

Publicidade

E, para quem não conhece, um empreendedorismo sustentável são aqueles negócios que se preocupam com fatores ambientais e sociais. 

Além disso, se o seu empreendimento não possui essas práticas, é uma boa hora para começar. Afinal de contas, estamos todos no mesmo planeta, sofrendo os impactos 

Para inspirar você a implementar práticas mais verdes no seu negócio , vamos citar empresas que são grandes destaques dentro do empreendedorismo sustentável. Confira!

O empreendedorismo sustentável envolve toda uma preocupação com recursos naturais e sociais | Imagem: Shutterstock
Foto: Finanças e Empreendedorismo

1. Faber-Castell

Embora a Faber-Castell seja uma empresa que se destaca muito na produção de materiais escolares e de escritório, o que de certo modo, envolve a extração de madeira, atualmente a empresa possui práticas sustentáveis incluindo um compromisso social, um relatório de sustentabilidade e uma área dedicada ao assunto em seu site.

Publicidade

Entre as práticas sustentáveis implementadas pela Faber-Castell estão:

  • florestas próprias que absorvem mais de 900 mil toneladas de gás carbônico que neutralizam as emissões das fábricas;
  • 82% de toda energia utilizada para produzir itens da Faber-Castell são provenientes de fontes renováveis;
  • produção de carbono neutro;
  • igualdade em oportunidades, tratamento e compromisso com a proibição de trabalho infantil em todo o mundo;
  • uso de alternativas para o plástico convencional.

Esse posicionamento da Faber-Castell se apresentar como uma praticante do empreendedorismo sustentável é muito importante, já que a empresa é a maior e mais antiga fabricante de lápis de madeira do mundo. Ou seja, além do pioneirismo, a Faber-Castell esbanja preocupação com o mundo!

2. Natura

Uma outra empresa bastante conhecida pela sua prática de empreendedorismo sustentável é a Natura, que atua na área de produção de cosméticos. E, apesar de uma empresa de beleza muitas vezes não possuir ligação com essas causas, a Natura mostra muita preocupação com o planeta.

Muitos produtos da empresa como perfumes e cosméticos utilizam frutos brasileiros nativos como patauá, murumuru e priprioca, todos extraídos de maneira sustentável. 

Um dos motes da Natura é: deixar o mundo mais bonito. Por isso, a empresa possui compromissos como:

  • Amazônia viva: que é um compromisso de conservação da Floresta Amazônica, o pulmão do mundo, firmado desde os anos 2000;
  • Redução de lixo: a empresa é uma das pioneiras nesse sentido, oferecendo refis de produtos desde 1983. Além disso, todos os anos a empresa reutiliza 665 toneladas de plástico nas embalagens de cosméticos.

Essas são apenas algumas das muitas iniciativas que a empresa realiza para tornar o mundo um lugar melhor para viver.

Publicidade

3. Insecta Shoes

A Insecta Shoes é uma empresa de vestuário e calçados que utiliza matéria-prima sustentável, como tecidos reutilizados para compor seus itens. Lá, todos os itens são produzidos com ética, sem deixar o lado estético de lado.

A empresa possui hoje várias certificações e premiações que refletem seu viés de preocupação com o mundo. Nesse sentido, todos os produtos produzidos pela Insecta Shoes são unissex, além de serem:

  • veganos;
  • ecológicos.

E aí, gostou das nossas dicas de empreendedorismo sustentável? Que tal colocar em prática hoje mesmo as suas ideias de negócio alinhadas com esses compromissos?

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se