Empreendedorismo social no Brasil: 3 exemplos para se inspirar!

Dentre várias iniciativas de empreendedorismo social no Brasil, selecionamos 3 para inspirar você. Confira agora!

28 out 2021 - 11h02
O empreendedorismo social visa resolver problemas que precisam ser solucionados!
O empreendedorismo social visa resolver problemas que precisam ser solucionados!
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

O empreendedorismo social é uma vertente muito importante para a sociedade como um todo. Afinal, essa modalidade de empreendedorismo visa melhorar a vida das pessoas e transformar o mundo em um lugar melhor para viver. 

E isso pode acontecer de diversas formas, como por exemplo, a inclusão de espaços culturais em locais que precisam, o atendimento popular de advogados, o auxílio na inclusão digital de locais que não possuem internet, reciclagem e assim por diante.

Publicidade

Nesse sentido, o empreendedorismo social no Brasil sempre terá como missão resolver um problema que necessita de solução. Durante a pandemia, milhares de crianças e adolescentes tiveram que estudar de forma online, sendo que, muitas delas não possuíam internet ou os equipamentos necessários para assistir às aulas.

A partir disso, várias iniciativas se uniram para promover a inclusão digital, juntamente para que essas crianças não perdessem suas aulas ou abandonassem o ano letivo. Por fim, foram distribuídos tablets, notebooks, celulares e internet para boa parte deles.

O mais legal é que diversas iniciativas de empreendedorismo social no Brasil são convidadas para fazer consultoria a grandes empresas, como multinacionais, para trazer essa preocupação aos funcionários e a diretoria.

E por que não empreender sabendo que está fazendo algo que pode ajudar o país a melhorar, não é verdade? Veja agora iniciativas de empreendedorismo social do Brasil para se inspirar e, quem sabe, trazer reflexões importantes ao seu negócio!

Publicidade

Instituto Gerando Falcões

O Gerando Falcões é uma iniciativa promovida pelo Edu Lyra, criador do instituto. Atualmente, o Gerando Falcões possui um ecossistema de desenvolvimento econômico e social voltado para a favela. 

Lá, eles buscam transformar a vida de crianças, jovens, líderes e moradores das favelas através da combinação de educação socioemocional, educação profissional, acesso ao trabalho e tecnologias. 

Para saber um pouco mais sobre esse lindo projeto, basta acessar o site ou as redes sociais.

GRAACC

Outra iniciativa de empreendedorismo social no Brasil é o GRAACC. Fundado em 1991, o GRAACC foi criado para garantir todas as chances de cura do câncer infantil, através de hospitais de alto padrão científico. 

Por isso, o GRAACC busca ser reconhecido como centro de referência sustentável de ensino, pesquisa, diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil, prioritariamente para crianças e jovens de baixa renda, promovendo impacto na assistência à saúde.

Publicidade

Entre os parceiros, o GRAACC possui empresas como o Instituto Ronald McDonald, Instituto Ayrton Senna e a AACD. Para saber mais sobre, acesse o site do GRAACC e o seu instagram.

Adaptsurf

O Adaptsurf usa o esporte como um instrumento de transformação social. E como a associação faz isso? Simples! Desenvolvendo e divulgando o surf adaptado para pessoas com deficiência. Além disso, o Adaptsurf também  luta pela preservação e por melhorias na acessibilidade das praias.

Com sede no Rio de Janeiro, as aulas gratuitas acontecem durante o ano todo, aos finais de semana, sábado na Praia da Barra (Posto 2) e domingo no Leblon (Posto 11), das 9 às 14 horas. 

Sendo assim, os alunos são orientados pela nossa equipe especializada, o que garante um aprendizado seguro e responsável, aprimorando de forma integral os aspectos físicos, emocionais e sociais dos surfistas.

Publicidade

Para conhecer mais, basta acessar o site e conhecer as redes sociais do projeto.

E aí, o que você achou dessas iniciativas? Compartilhe esse artigo com uma pessoa que tem interesse nesse tipo de conteúdo!

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações