O que aprender com o discurso de Sergio Moro sobre a “voz bonita”?

Nas últimas semanas, Sergio Moro falou sobre as críticas que recebe quanto à sua voz. Vamos fazer uma análise neste artigo.

22 nov 2021 - 12h00

Speaker! Como você está?

Nas últimas semanas, Sergio Moro falou sobre as críticas que recebe quanto à sua voz, sobre o fato de ter ouvido, muitas vezes, que não tem uma “voz bonita”.

Publicidade
Foto: Internet

“O Brasil não precisa de líderes que tenham a voz bonita”, disse. Declarações como essa nos fazem pensar sobre um dos pilares centrais da comunicação: a voz.

Ter uma voz bonita é muito subjetivo. No entanto, ter uma boa expressão vocal é, sim, uma habilidade indispensável para líderes.

Essa é uma habilidade tão importante que decidi falar sobre ela na nossa conversa de hoje. Vamos?

Antes de seguir, vale lembrar que esta é uma análise de comunicação (e não política), ok?

Publicidade

Voz bonita ou boa expressão vocal?

Não é nem um pouco raro pensar (e repetir) que as habilidades de oratória são, na verdade, algo vocacional ou algum tipo de dom. É assim quando dizem que alguém tem o “dom da palavra”, por exemplo.

O mesmo acontece com a voz. Se você assistir ou reassistir ao discurso de Moro, verá que ele usa o termo “voz bonita” algumas vezes. A voz tem características próprias e que já nasceram conosco, é verdade. Mas o uso da voz é algo que se aprende.

Em outras palavras, não se trata da beleza da voz, mas, sim, do quanto a conhecemos e aprendemos a usar todos os seus recursos. Trata-se, então, de conseguir dar energia à voz, considerando alguns aspectos estratégicos.  

Expressão vocal de grandes líderes: quais ações são essenciais?

Sergio Moro é alguém de grande exposição midiática, como acontece com tantos outros profissionais – sobretudo, líderes. O cuidado da voz é importante para todos nós, mas, para quem está em tanta evidência, passa a ser fundamental.

Publicidade

Nós não nos comunicamos apenas através de palavras: a dinâmica não-falada – como voz e gestos – também transmite uma mensagem. A forma como alguém usa a voz também diz algo e é importante cuidar e estarmos atentos quanto a isso.

A voz tem um aspecto muito interessante: pode transmitir confiança e autoridade, mas também pode transmitir o contrário. Voz trêmula em apresentações, por exemplo, está associada ao medo ou inseguranças.

Quais cuidados e ações são, então, indispensáveis na liderança? Veja a seguir.

- Aprimorar a dicção

Citei a repercussão de algumas falas de Moro sobre as críticas à sua voz. Como você viu, ele disse que é acusado de ter “voz feia”. No entanto, muitos dos problemas da sua expressão vocal estão ligados à dicção – não às características da voz em si.

Publicidade

Para impulsionar a expressão vocal, é necessário aprimorar a dicção. Ou seja, a forma como você pronuncia as palavras e as sílabas que as compõem. Uma dicção pouco eficaz afeta o quanto a sua mensagem é clara para as pessoas.

- Saber como variar o tom de voz estrategicamente

Uma fala monótona afasta o comunicador da sua audiência. Por outro lado, aqueles que sabem variar o tom conseguem dar um dinamismo à mensagem e se tornam mais atrativos para quem escuta.

Mas é preciso pensar estrategicamente. Qual o melhor momento de usar um tom de voz mais agudo? E os efeitos de um tom mais grave? Entender isso, ainda que minimamente, é importante, especialmente para líderes.

- Usar bem as pausas

São os silêncios que dão ritmo a uma fala, por mais estranho que isso possa parecer. Saber o momento de calar por uns segundos influencia muito no efeito que a sua mensagem terá.

Publicidade

Grandes comunicadores aplicam pausas para transmitir autoridade e aumentar a emotividade. E sabem bem a importância do silêncio na comunicação, tão ligado à escuta ativa.

Também recebo críticas sobre minha voz, o que fazer?

Durante seu discurso, Sergio Moro minimizou as críticas quanto à sua voz. Ainda assim, circula na mídia a informação de que ele está sendo treinado por uma especialista em voz. Verdade ou não, o impacto da expressão vocal é inegável na comunicação.

Se você também recebe críticas sobre a sua voz ou se percebe que precisa aprimorar a sua expressão vocal, o primeiro passo é entender que usar bem a voz é uma habilidade. Logo, é algo que aprendemos e aprimoramos.

Um treinamento em oratória completo se debruça nos três pilares centrais da comunicação e um deles é, justamente, a expressão vocal. Então, considere um treinamento e direcione seu aprendizado para técnicas de uso da voz.

Publicidade

Quer saber mais sobre expressão vocal? Fale comigo, Speaker!

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/sergio-moro-e-a-voz-bonita-lideres-precisam-ou-nao-de-uma-boa-expressao-vocal/

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações