Fenabrave zera previsão de crescimento de vendas de veículos em 2022

5 jul 2022 - 14h28
(atualizado às 15h31)

Os concessionários de veículos reduziram nesta terça-feira projeções de vendas de novos em 2022, citando o cenário atual de problemas na oferta das montadoras, que têm sido impactadas pela crise global de falta de componentes eletrônicos e outras autopeças.

A previsão de crescimento de 4,6% nos emplacamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em 2022 foi zerada pela entidade que representa o setor, Fenabrave. Com, isso, a expectativa do setor passou a ser de licenciamentos de 2,120 milhões de veículos este ano.

Publicidade

Em junho, os emplacamentos no Brasil caíram 4,8% ante maio, para 178 mil unidades, segundo os dados da Fenabrave. Na comparação com junho de 2021, as vendas caíram 2,4%, acumulando no primeiro semestre, retração de 14,5%, para 917,94 mil unidades, informou a entidade.

Considerando apenas o segmento de caminhões, o único a mostrar crescimento em junho ante maio, as vendas do mês passado mostraram evolução de 5,3% na comparação mensal. O segmento de carros e comerciais leves amargou baixa de 10,16%, segundo os dados da Fenabrave.

"Se mantivermos a mesma média diária de junho até o final deste ano, teremos um desempenho anual muito próximo ao resultado obtido no ano passado, numa estimativa moderada, já que o segundo semestre costuma ser melhor do que o primeiro", disse em comunicado o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior.

Segundo a entidade, em junho, as vendas de automóveis e comerciais leves por dia útil foram de 8.270, alta ante as 5.550 unidades em janeiro, o que indica uma recuperação "gradual" do mercado.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações