A União Europeia reduzirá as tarifas propostas para a Tesla e alguns veículos elétricos da China depois de levar em conta os pedidos das montadoras, disse uma fonte familiarizada com o assunto nesta terça-feira.
A taxa tarifária proposta para a Tesla cairá de 9% para 7,8%, disse a fonte. Para a BYD, não houve alteração em sua tarifa de 17%. Para a Geely, a nova taxa será de 18,8%, ante os 19,3% anteriores.
Uma taxa máxima de 35,3% será aplicada à Saic e a outras empresas que não cooperarem com a investigação da UE sobre subsídios a veículos chineses, disse a fonte.
Essas tarifas se somam ao tributo de importação padrão de 10% da UE para automóveis.
A Comissão Europeia, que está conduzindo a investigação, não quis comentar. A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.
No mês passado, a UE apresentou sua proposta inicial para as tarifas, estabelecendo uma taxa separada de 9% para os veículos elétricos da Tesla, uma redução acentuada em relação à tarifa mais alta que será aplicada a todas as empresas que cooperarem - agora fixada em 20,7%.
Essa tarifa deverá ser aplicada a determinadas montadoras chinesas, como Chery, Great Wall Motor Co e NIO, e a várias joint ventures entre empresas chinesas e montadoras da UE.
A China e as empresas afetadas tiveram 10 dias para enviar seus comentários e a Comissão os levou em consideração para estabelecer taxas tarifárias revisadas.
As tarifas finais propostas estarão sujeitas à votação dos 27 membros da UE. Elas serão implementadas a menos que uma maioria qualificada de 15 membros da UE, representando 65% da população da UE, vote contra.
Trata-se de um obstáculo grande que raramente é superado, embora esse seja um processo politicamente carregado.