Produção industrial recua 0,6% em outubro, na 5º queda seguida

Principais quedas na produção industrial de outubro foram registradas pelas indústrias extrativas (8,6%) e por produtos alimentícios (4,2%)

3 dez 2021 - 09h42
(atualizado às 13h19)

RIO - A indústria brasileira mostrou perdas generalizadas em outubro. A produção encolheu 0,6% em relação a setembro. O setor já acumula uma perda de 3,7% em cinco meses de recuos consecutivos, mostram os dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados nesta sexta-feira, 3, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desempenho negativo surpreendeu analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam uma alta mediana de 0,7%.

Publicidade

A produção industrial ajuda a compor um cenário de atividade fraca que deverá segurar a taxa básica de juros no País, avaliou o economista-chefe da Necton Investimentos, André Perfeito.

"Os dados mostram que começamos o quarto trimestre de 2021 com sinais ruins e que pode jogar para baixo a atividade este ano", afirmou Perfeito.

A combinação de juros em alta e a falta de um plano claro por parte da administração federal têm cobrado um preço elevado na atividade no País, tendência que deve continuar, prevê o economista-chefe da Necton.

TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações