O Banco do Japão planeja aumentar a compra de títulos públicos se as taxas de juros de longo prazo subirem acentuadamente, disse o presidente Kazuo Ueda nesta terça-feira, observando que os recentes aumentos das taxas têm sido "um tanto rápidos".
"Recentemente, as taxas de longo prazo têm subido em um ritmo um tanto rápido", disse Ueda ao Parlamento depois que o rendimento dos títulos públicos japoneses de 10 anos atingiu o maior nível em 18 anos nesta semana.
Ele também disse que, em circunstâncias excepcionais, quando as taxas de juros de longo prazo subirem acentuadamente, desviando-se dos movimentos normais do mercado, o banco central pretende tomar medidas flexíveis, como o aumento das compras de títulos públicos.
Em relação à política monetária, Ueda disse que a probabilidade de concretização da perspectiva econômica e de preços do Banco do Japão tem aumentado gradualmente, considerando a redução da incerteza em torno da economia e das políticas tarifárias dos Estados Unidos.
"Antes de nossa próxima reunião de política monetária, estamos coletando ativamente informações sobre os planos salariais das empresas para o próximo ano fiscal", disse ele. "Levando em conta essas e outras informações, pretendemos fazer um julgamento apropriado", acrescentou.
Ele também disse que ajustar do grau de afrouxamento monetário ajudaria a atingir a meta de inflação do banco central em um momento em que um mercado de trabalho mais apertado está aumentando a pressão de alta sobre os salários e os preços, enquanto as taxas de juros reais permanecem extremamente baixas.