Preços do petróleo sobem 2% por ataque na Arábia Saudita e expectativa de estímulos

19 ago 2019 - 17h03

Os preços do petróleo avançaram cerca de 2% nesta segunda-feira, após um ataque das forças iemenitas houthis a uma instalação de petróleo da Arábia Saudita no final de semana ameaçar a oferta petrolífera, enquanto operadores continuam buscando sinais de que as principais economias do mundo tomarão medidas para contra-atacar uma desaceleração global.

 Museu Drake Well , Pensilvânia 5/10/2017 REUTERS/Brendan McDermid
Museu Drake Well , Pensilvânia 5/10/2017 REUTERS/Brendan McDermid
Foto: Reuters

O petróleo Brent, valor de referência global, fechou a 59,74 dólares por barril, avançando 1,10 dólar, ou 1,88%.

Publicidade

Os contratos futuros do petróleo dos Estados Unidos encerraram a sessão a 56,21 dólares o barril, alta de 1,34 dólar, ou 2,44%.

Sinais de uma leve suavização na guerra comercial entre EUA e China, incluindo uma concessão do governo norte-americano para que a chinesa Huawei [HWT.UL] adquira suprimentos de empresas norte-americanas, também ajudaram nos preços do petróleo. [nL2N25F0DL]

Um ataque por drones do grupo houthi a um campo petrolífero no leste da Arábia Saudita no sábado causou um incêndio em uma instalação de gás, ampliando as tensões no Oriente Médio, mas a estatal Saudi Aramco afirmou que a produção de petróleo não foi afetada.

"O mercado do petróleo parece estar precificando novamente um prêmio por risco geopolítico após os ataques de drones à Arábia Saudita no fim de semana, mas o prêmio pode não se sustentar caso isso não resulte em alguma interrupção de oferta", disse Giovanni Staunovo, analista de petróleo da UBS.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações