Preços do petróleo fecham em alta; oleoduto nos EUA planeja retomada de operações

10 mai 2021 - 20h17
(atualizado às 20h44)

Os preços do petróleo avançaram nesta segunda-feira, após a operadora de um importante oleoduto norte-americano afirmar que o funcionamento deste poderá ser retomado, em grande parte, dentro de uma semana, após um ataque cibernético ter forçado seu fechamento.

Bombeamento de petróleo em Nefteyugansk, Rússia 
19/12/2004
REUTERS/Sergei Karpukhin
Bombeamento de petróleo em Nefteyugansk, Rússia 19/12/2004 REUTERS/Sergei Karpukhin
Foto: Reuters

Um potencial avanço da demanda nos Estados Unidos deu impulso aos preços do petróleo, ofuscando preocupações de que uma ascensão da pandemia de coronavírus possa afetar a demanda na Ásia.

Publicidade

A Colonial Pipeline, maior operadora de oleodutos dos EUA, disse nesta segunda-feira que espera restaurar "substancialmente" serviços operacionais até o final desta semana.

O sistema foi fechado na sexta-feira devido a um ataque cibernético. No domingo, alguns dutos de menor proporção haviam sido reabertos, mas as linhas principais permaneceram bloqueadas.

Na última semana, o foco dos operadores havia mudado para fatores positivos relacionados à reabertura dos EUA. "Agora, o mercado estará de olho na situação dos oleodutos", afirmou Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group em Chicago.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,4 dólar, ou 0,1%, a 68,32 dólares por barril. O petróleo dos EUA (WTI) fechou em alta de 0,2 dólar, ou 0,03% em 64,92 dólares o barril. Ambas as referências avançaram mais de 1% na última semana, a segunda consecutiva de ganhos.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se