Patrocínio

Petróleo cai com projeção de maior produção global sem igual aumento da demanda

11 jul 2019 - 17h59

Os contratos futuros de petróleo fecharam em baixa hoje, após o relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) indicar previsão de forte aumento da produção de petróleo dos Estados Unidos, enquanto as projeções do cartel para o aumento da demanda global em 2019 ficaram inalteradas. Com isso, os contratos tiveram um ajuste, após as altas superiores a 4% da sessão anterior.

O petróleo WTI para entrega em agosto na New York Mercantile Exchange (Nymex) fechou em queda de 0,38%, a US$ 60,20 o barril, enquanto o Brent para setembro na Intercontinental Exchange (ICE) recuou 0,73%, a US$ 66,52 o barril.

Publicidade

Em documento publicado na manhã desta quinta-feira, 11, a Opep aponta que a produção americana de petróleo vem crescendo no ano atual e deve disparar no quarto trimestre de 2019, com a previsão de inauguração de oleodutos ligando a Bacia Permiana, entre o Texas e o Novo México, à Costa do Golfo dos EUA. A projeção para a produção americana no final do ano é de 13,33 milhões de barris por dia (bpd). Dados preliminares sugerem que a produção global aumentou em junho para uma média de 98,56 milhões de bpd.

Por outro lado, o cartel manteve a previsão de aumento da demanda global por petróleo de 1,14 milhão de bpd em 2019, para 99,87 milhões de bpd. O crescimento projetado para 2020 também é de 1,14 milhão de bpd, chegando a 101,01 milhões de bpd, mas a Opep destaca que o número pode ser influenciado por variáveis como a substituição por gás natural, programas de eficiência de combustível, programas de subsídio e fatores macroeconômicos nos países que lideram o consumo.

Em meio à perspectiva de aumento da oferta mundial sem contrapartida no mesmo ritmo da demanda, o petróleo sofreu pressão nesta quinta-feira. A suspensão de mais de 53% da produção americana no Golfo do México devido à aproximação da tempestade tropical Barry, cujo anúncio ajudou a impulsionar os preços do petróleo a altas expressivas ontem, não foi suficiente para conter as perdas do pregão de hoje.

A Opep revisou também a previsão de procura pelo petróleo produzido por seus integrantes em 2019 para 30,6 milhões de barris por dia (bpd), 1 milhão de bpd menor que o registrado em 2018. Já em 2020, a demanda global pelo petróleo da Opep deve cair a 29,3 milhões de bpd, segundo as estimativas do cartel.

Publicidade

A expectativa de menor demanda por petróleo da Opep vem pouco mais de uma semana após o grupo anunciar a extensão dos cortes de produção até 2020, em tentativa de estabilizar os preços no mercado mundial.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se