Odebrecht e LyondelBasell encerram sem acordo negociação para venda da Braskem

4 jun 2019 - 08h14
(atualizado às 12h11)

A Odebrecht e a fabricante de produtos químicos LyondellBasell Industries encerraram sem sucesso as negociações relacionadas à venda do controle da petroquímica Braskem para o grupo europeu, anunciaram as empresas nesta terça-feira.

Logo da Odebrecht dentro de escritório da empresa no México
04/05/2017
REUTERS/Carlos Jasso
Logo da Odebrecht dentro de escritório da empresa no México 04/05/2017 REUTERS/Carlos Jasso
Foto: Reuters

A Reuters informou em março que conversas da LyondellBasell com a Odebrecht sobre um possível acordo de 11 bilhões de dólares pela Braskem haviam esfriado devido a questões ligadas ao atraso no envio de documento ao órgão regulador norte-americano e a um contrato de fornecimento de nafta com a Petrobras.

Publicidade

As ações da Braskem chegaram a desabar 20 por cento na bolsa paulista após o anúncio do fim das negociações. Às 11:49, os papéis preferenciais de classe A da Braskem caíam 17 por cento, a 34,25 reais, tendo recuado ao menor patamar desde julho de 2017 no pior momento, quando foram negociados a 32,88 reais. O Ibovespa mostrava recuo de 0,2 por cento.

Enquanto isso, as ações da LyondellBasell subiam mais de 4 por cento.

Analistas do Safra afirmaram que o fracasso nas negociações entre Odebrecht e Lyondell envolveu aspectos além dos financeiros. Os analistas se referiram à deslistagem das ações da Braskem da bolsa de Nova York e os potenciais problemas da empresa relacionados ao afundamento de solo em Maceió, que fez autoridades alagoanas obrigarem a empresa a suspender atividades de extração mineral para abastecimento de suas fábricas no Estado.

"As potenciais responsabilidades ainda estão nos estágios iniciais de discussão e podem levar anos para serem resolvidas", afirmaram os analistas do Safra.

Publicidade

A Odebrecht, que vem tentando se reestruturar depois de participação no escândalo de corrupção investigado pela operação Lava Jato, vinha discutindo o acordo com a Lyondell há mais de um ano e meio.

A LyondellBasell disse que encerrou as negociações com a Odebrecht "após cuidadosa consideração", mas não deu mais detalhes.

Em comunicado também nesta terça-feira, a petroquímica brasileira disse que "seguirá em busca de oportunidades que tenham o potencial de agregar valor à Braskem e, consequentemente, a todos os seus acionistas".

Em maio, a Braskem informou que suas ações listadas nos EUA seriam deslistadas da bolsa de Nova York depois que a companhia não entregou formulário 20-F de 2017 no prazo.

O conselho da Lyondell havia decidido que não concluiria o acordo antes que a Braskem registrasse seu relatório anual 20F de 2017 com a Securities and Exchange Commission (SEC), disse uma fonte à Reuters.

Publicidade

As conversas entre Odebrecht e LyondellBasell vinham sendo acompanhadas de perto pela Petrobras, que divide o controle da Braskem com a Odebrecht e aguardava a conclusão da operação para avaliar possibilidade de venda de sua fatia na empresa ao mesmo comprador.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se