Patrocínio

Ministro do Canadá fala sobre relação com China após liberar executiva da Huawei

26 set 2021 - 15h47

O Canadá está "de olhos bem abertos" quando se trata de normalizar seu relacionamento com a China, disse o ministro das Relações Exteriores, Marc Garneau, neste domingo, após três anos de relações difíceis com Pequim desde a prisão e agora a liberação, na última sexta-feira, de uma executiva da Huawei.

Garneau disse à CBC News que o governo agora está seguindo uma abordagem em relação à China calcada em quatro vértices: "coexistir", "competir", "cooperar" e "desafiar".

Publicidade

A executiva da Huawei Meng Wanzhou, filha do fundador da Huawei Ren Zhengfei, voou de volta para a China após chegar a um acordo com os promotores dos EUA para encerrar um caso de fraude bancária contra ela. Isso resultou no fim de sua batalha de extradição de quase três anos em um tribunal canadense.

Imediatamente em seguida à viagem de Meng para a China, Michael Kovrig e Michael Spavor - os dois canadenses detidos pelas autoridades chinesas poucos dias após a prisão de Meng em dezembro de 2018 - foram libertados por Pequim.

"Não havia condições para um relacionamento com a China enquanto os dois Michaels estivessem detidos", disse Garneau.

O primeiro-ministro Justin Trudeau e Garneau receberam os dois canadenses no sábado, assim que eles chegaram à cidade canadense de Calgary, depois de passar mais de 1.000 dias em confinamento solitário.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações