7 dicas para criar um bom portfólio profissional

Esse material é essencial para destacar os seus trabalhos e, consequentemente, impressionar clientes ou empregadores

13 jun 2024 - 16h33

Seja físico ou digital, o portfólio é uma ferramenta essencial para qualquer pessoa que deseja destacar suas habilidades, experiências e realizações em um formato visualmente atraente e fácil de compartilhar. Ele pode incluir projetos de design gráfico, exemplos de redação, fotografias, amostras de código de programação, entre outros. Por meio de uma boa elaboração desse material é possível impressionar potenciais empregadores, clientes ou colaboradores.

Um portfólio bem elaborado é a chave para impressionar os empregadores
Um portfólio bem elaborado é a chave para impressionar os empregadores
Foto: olesia_g | Shutterstock / Portal EdiCase

A seguir, veja como criar um portfólio atraente e eficaz!

Publicidade

1. Defina o seu objetivo

Antes de começar a criar o seu portfólio, defina o propósito e o público-alvo. Determine se você está criando o material para buscar emprego, atrair clientes para seu negócio ou mostrar seu trabalho para possíveis colaboradores.

2. Selecione os seus melhores trabalhos

Escolha cuidadosamente os exemplos de trabalho que você incluirá no seu portfólio. Selecione aqueles que demonstrem suas habilidades, experiências e estilo.

3. Organize o seu portfólio de forma clara e lógica

Estruture seu portfólio de uma maneira que seja fácil de navegar e entender. Organize seu trabalho por categoria, cronologia ou tema, dependendo do que fizer mais sentido para você e seu público-alvo.

O portfólio deve conter trabalhos que destacam as habilidades e experiências do profissional
Foto: Roman Samborskyi | Shutterstock / Portal EdiCase

4. Destaque suas habilidades e conquistas

Inclua informações sobre suas habilidades e experiências. Além disso, "mostre os resultados que gerou para as empresas por onde passou", destaca Patricia Y. Agopian, especialista em formação e aceleração de carreira.

Publicidade

5. Mantenha um design profissional coeso

O design do seu portfólio deve ser limpo, profissional e coeso. Escolha uma disposição que destaque seu trabalho sem distrações desnecessárias. Use fontes legíveis, cores que complementam seus projetos e mantenha uma constância visual. "As imagens, juntamente com o design, são tão importantes quanto o teor do texto na hora de passar uma mensagem", destaca a mestre em comunicação Elaine Chovic.

6. Adapte seu portfólio para cada situação

Se possível, adapte seu portfólio para atender às necessidades específicas de cada oportunidade. Isso pode significar destacar projetos relevantes para a empresa ou cliente específico.

7. Mantenha o seu portfólio atualizado

À medida que conclui novos projetos ou adquire novas habilidades, certifique-se de atualizar regularmente seu portfólio. Isso garante que ele permaneça relevante e represente com precisão seu trabalho mais recente e suas capacidades atuais.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações