Melhora externa favorece alta do Ibovespa em sessão com vencimentos

12 dez 2018 - 11h25

O tom positivo prevalecia na bolsa paulista nesta quarta-feira, acompanhando o viés de praças acionárias no exterior e a alta dos preços de commodities, com sinais de algum alívio nas tensões comerciais entre EUA e China favorecendo o apetite a risco.

Operador monitora painel de cotações da bolsa paulista.  10/09/2015. REUTERS/Paulo Whitaker.
Operador monitora painel de cotações da bolsa paulista. 10/09/2015. REUTERS/Paulo Whitaker.
Foto: Reuters

Às 11:18, o Ibovespa subia 1,3 por cento, a 87.540,28 pontos.

Publicidade

O volume financeiro somava 1,82 bilhão de reais, em sessão também marcada pelo vencimento dos contratos de opções sobre o Ibovespa e do índice futuro.

"O clima dos mercados internacionais é positivo...com os investidores reagindo ao tom mais conciliatório do presidente norte-americano Donald Trump em relação à disputa comercial com a China", disse a corretora Ágora em nota a clientes.

Em entrevista à Reuters, Trump disse que pode intervir junto ao Departamento de Justiça norte-americano no caso contra uma executiva da chinesa Huawei Technologies, se isso ajudar a garantir um acordo comercial com Pequim.

Ainda no exterior, também está no radar o eventual desfecho de um voto de desconfiança sobre a primeira-ministra britânica, Theresa May, que pode ser destituída se 158 dos 315 parlamentares de seu partido votarem contra ela.

Publicidade

No Brasil, sessão no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a revisão do contrato de cessão onerosa entre União e Petrobras tende a ser monitorada à tarde antes da decisão de juros do Banco Central após o fechamento do pregão.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN subia 2,23 por cento, favorecida pela alta dos preços do petróleo no exterior e antes de sessão no TCU sobre o contrato de cessão onerosa com a União. PETROBRAS ON valorizava-se 1,9 por cento.

- VALE avançava 1,13 por cento, ajudada ainda pela elevação dos preços do minério de ferro na China, com ações de mineradoras em alta na Europa. Papéis de siderúrgicas também subiam, com USIMINAS PNA ganhando 6,4 por cento e figurando entre os destaques positivos do Ibovespa.

- SABESP tinha acréscimo de 3,95 por cento, após assinar contrato para prestação de serviços em Guarulhos, segunda maior cidade paulista e que tem uma dívida de cerca de 3 bilhões de reais com a companhia.

Publicidade

- BRMALLS valorizava-se 2,58 por cento, tendo no radar que analistas do Bradesco BBI elevaram a recomendação das ações para "outperform", citando expectativa positiva com a plataforma de comércio eletrônico da empresa. [L1N1YH0H8]

- ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,43 por cento, com o setor de bancos como um todo no azul dado o cenário mais positivo no mercado. BRADESCO PN avançava 1,22 por cento.

- GOL PN recuava 0,63 por cento, entre as poucas ações na ponta negativa do Ibovespa, com ajustes após subir 13 por cento na terça-feira na esteira de notícias sobre pedido de recuperação judicial da rival Avianca Brasil.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se