Inclusão financeira: quase metade dos brasileiros usa o Pix

Segundo dados de outubro do Banco Central, mais de 105 milhões de pessoas físicas possuíam cadastro no Pix.

30 nov 2021 - 06h30
Quase metade da população brasileira possui cadastro no Pix
Quase metade da população brasileira possui cadastro no Pix
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Banco Central do Brasil afirmou que cerca de 40 milhões de pessoas fizeram a sua primeira transferência bancária usando o Pix. Com apenas um ano de operação, ele já está consolidado no cotidiano dos brasileiros como a principal forma de transação monetária e a base de usuários não para de crescer. 

Segundo o diretor financeiro do Popibank, Marcelo Pereira, a ferramenta é um poderoso instrumento de inclusão financeira. “Esse dado do BC demonstra a importância que o Pix teve para incluir mais gente no sistema financeiro e democratizar a forma de lidarmos com o dinheiro”, afirma.

Publicidade

Estudo do Instituto Locomotiva apontou que, em janeiro de 2021, cerca de 34 milhões de brasileiros não tinham conta bancária ou a usavam com pouca frequência. Pereira acredita que o Pix possa ter ajudado a diminuir esse número.

“Segundo dados de outubro do Banco Central, mais de 105 milhões de pessoas físicas possuíam cadastro no Pix, o que representa quase metade de toda a população brasileira. A inclusão financeira sempre foi uma das metas do BCB e, um ano após o seu lançamento, já vemos resultados”, conta.

Ainda segundo o especialista, o novo meio de transações se popularizou rapidamente por oferecer praticidade tanto aos usuários quanto para os bancos.

A gratuidade do Pix ajudou no processo de democratização, garantindo que mais pessoas pudessem utilizá-lo para transferir ou receber dinheiro. Ao mesmo tempo promoveu um ‘campo igualitário’ para todas as instituições participantes do sistema, sejam elas bancos, fintechs ou outras”, completa o diretor do Popibank.

Publicidade

Para reduzir os golpes e fraudes do Pix, o Banco Central limitou a R$ 1 mil as transferências e pagamentos realizados por pessoas físicas das 20h às 6h, com a possibilidade de o usuário ajustar o horário inicial para até as 23h59.

Mas, desdeo último dia 22, o cliente só terá duas opções: das 20h às 6h ou das 22h às 6h. Os usuários devem ter a opção de cadastrar previamente contas que poderão receber transferências acima do limite estabelecido.

Além de estabelecer o limite para transações, Marcelo Pereira deixa algumas outras dicas de segurança para utilização segura do Pix.

Proteja o app da sua instituição financeira com uma senha forte. Nada de aniversário, CPF ou sequência de 1 2 3 4. Escolha uma combinação difícil, que só você sabe. Jamais guarde senhas no celular. Se você tem medo de esquecer, existem aplicativos que protegem suas senhas. Nunca compartilhe sua senha, e confira todos os dados da transação para checar que estão corretos”, orienta o especialista.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Publicidade
Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações