Ibovespa perde 100 mil pontos com ceticismo sobre negociações EUA-China

8 out 2019 - 17h07
(atualizado às 17h37)

O Ibovespa fechou abaixo dos 100 mil pontos pela primeira vez em mais de um mês nesta terça-feira, tendo de pano de fundo um cenário negativo no exterior marcado por ceticismo sobre o desfecho das negociações comerciais entre Estados Unidos e China, previstas para esta semana.

Bolsa de Valores de São Paulo 
03/04/2019
REUTERS/Amanda Perobelli
Bolsa de Valores de São Paulo 03/04/2019 REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: Reuters

Índice de referência do mercado acionário, o Ibovespa caiu 0,59%, a 99.981,40 pontos, após sessão volátil, tendo oscilado da mínima de 99.867,59 pontos à máxima de 101.296,28 pontos. O Ibovespa não fechava abaixo dos 100 mil pontos desde 3 de setembro. O volume financeiro somou 14,29 bilhões de reais.

Publicidade

Investidores começaram a sessão com a notícia de que os EUA incluíram importantes startups de inteligência artificial chinesas em lista de sanções, o que desagradou Pequim, além de declaração da véspera do presidente Donald Trump, de que ele não ficará satisfeito com um acordo parcial.

Também pesou notícia do China Morning Post de que Pequim reduziu as expectativas antes das negociações programadas para quinta-feira entre o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

"A economia global ainda está assombrada pelo aumento das incertezas para os próximos anos", observou a equipe do BTG Pactual em nota a clientes, destacando que os mercados seguem atentos e com elevada volatilidade em razão de novas preocupações relacionadas a guerra comercial EUA-China.

A pauta da terça-feira ainda contou com fala do chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, que sinalizou uma abertura para novos cortes de juros em meio aos riscos econômicos globais e disse que o momento de permitir que a carteira de ativos do Fed comece a se expandir novamente "está chegando".

Publicidade

Na visão do BTG Pactual, os ativos brasileiros continuam acompanhando de perto o movimento do exterior, além da ansiedade com o andamento das reformas, acrescentando ser difícil definir uma tendência com a volatilidade em níveis considerados preocupantes.

"Vemos os investidores com muito mais cautela...porém são estes momentos que também geram oportunidade de bons negócios", observou a equipe do BTG em nota distribuída pela área de gestão do banco.

O aumento da aversão a risco externo com receios sobre o ritmo de crescimento global fez a bolsa brasileira começar outubro com forte saída líquida de capital externo das negociações no mercado secundário, que já alcança 6 bilhões de reais até o dia 4.

Na cena doméstica, a equipe da XP Investimentos também observa alguma preocupação quanto à evolução das reformas no Brasil, citando entre os fatores as discussões sobre a divisão entre Estados e municípios de parte dos recursos de megaleilão de áreas de petróleo previsto para novembro.

Publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), afirmaram que as negociações avançaram na Câmara. Se fechado um acordo sobre o tema, a reforma da Previdência poderia ser votada na penúltima semana do mês.

O presidente-executivo da BNP Paribas Asset Management Brasil, Luiz Sorge, destacou que o Brasil tem feito a 'lição de casa', mas precisa continuar o trabalho a fim de se destacar em relação a outros mercados emergentes em momentos nos quais o mundo está sofrendo um pouco.

DESTAQUES

- BRADESCO PN fechou com oscilação negativa de 0,09%, enquanto ITAÚ UNIBANCO PN desvalorizou-se 0,43%, em sessão sem viés único no setor no Ibovespa, com BANCO DO BRASIL ON recuando 1,8%, mas BANCO BTG PACTUAL UNIT avançando 2%. SANTANDER BRASIL UNIT terminou em baixa de 0,16 por cento em sessão com evento do banco com investidores e analistas, no qual o presidente estimou crescimento anual de 10% na carteira de crédito do banco até 2022. Após o fechamento do mercado, no entanto, o Santander Brasil divulgou projeção de atingir crescimento médio de mais de 10 por cento na carteira até 2022.

- ELETROBRAS ON ganhou 0,56% e ELETROBRAS PNB caiu 1,3%. A elétrica de controle estatal informou na véspera que discute com sua controladora a possibilidade de capitalização de Adiantamentos para Futuros Aumentos de Capital (AFACs) no valor de cerca de 3,9 bilhões de reais, feitos à empresa pela própria União nos últimos anos.

Publicidade

- VALE ON caiu 1,6%, apesar da alta dos contratos futuros de minério de ferro na China, pressionando o Ibovespa, em movimento alinhado ao comportamento de ações de mineradoras na Europa. Também o setor siderúrgico acompanhou pares no exterior, com CSN ON cedendo 4,3%, USIMINAS PNA perdendo 0,8% e GERDAU PN recuando 1,8%.

- KROTON ON fechou em baixa de 3,7%, um dia após encontro com analistas e investidores, quando anunciou criação de holding para supervisionar quatro empresas focadas no ensino superior e no ensino fundamental e médio, como parte de uma ampla remodelação organizacional. Analistas do UBS afirmaram que a companhia anunciou várias mudanças que os deixaram com uma visão positiva, mas que precisam de mais clareza para avaliar o valor da estratégia.

- PETROBRAS PN caiu 0,6%, em sessão também marcada pela fraqueza dos preços do petróleo no exterior. PETROBRAS ON cedeu 0,6%.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações