Guedes diz que bancos brasileiros querem afetar eleições

O ministro da Economia disse que instituições financeiras 'tentam interferir' quando fazem previsões sobre um cenário desafiador ao Brasil

23 nov 2021 - 23h56
(atualizado em 24/11/2021 às 08h15)
Paulo Guedes, ministro da Economia de Jair Bolsonaro
Paulo Guedes, ministro da Economia de Jair Bolsonaro
Foto: José Cruz/ Agência Brasil / Estadão

O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou os bancos brasileiros ao jornal Financial Times e disse que as instituições financeiras estão "tentando afetar" a eleição do ano que vem, na qual o presidente Jair Bolsonaro deve tentar um segundo mandato. Para Guedes, os bancos fazem isso quando preveem um cenário desafiador ao Brasil, com a perspectiva dos juros altos inibirem o crescimento econômico.

"É claro que (os bancos) estão errados. Ou estão errados ou são politicamente militantes. Eles estão tentando afetar a eleição... Eles ainda não aceitaram a eleição de Bolsonaro", afirmou o ministro.

Publicidade

Para ele, é mais provável que o Brasil tenha algum crescimento e inflação resiliente em 2022 do que inflação mais baixa e nenhum crescimento.

Guedes reiterou que os críticos à gestão econômica têm errado consistentemente suas previsões. "Vamos voltar a surpreender o mundo", disse Guedes, pouco depois de regressar de uma missão comercial e de investimentos ao Golfo Pérsico. "Não estou me gabando do Brasil, estou apenas dizendo que vocês sempre nos subestimaram."

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se