O Grupo ICOM, maior ecossistema de gestão e marketing para clínicas da área da saúde no mundo, projeta faturamento de R$ 250 milhões até o fim de 2025. A meta representa um crescimento de mais de 45% em relação ao desempenho de 2024 e sustenta o objetivo estratégico da empresa de alcançar um valuation superior a R$ 1 bilhão ainda este ano. A projeção, segundo a diretoria, está ancorada na expansão estruturada da operação, com a TheOne, nova empresa iniciada em março, além da entrada em novos segmentos da saúde suplementar e consolidação de um modelo de gestão focado em eficiência e previsibilidade.
“Atingir o marco de R$ 1 bilhão em valor de mercado não é apenas simbólico. Ele reflete o fortalecimento de um ecossistema que entrega valor real às clínicas e promove impacto direto na experiência do paciente”, afirma Ricardo Novack, sócio-diretor do Grupo ICOM. Formado em administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, ele lidera um grupo com mais de 7.500 clínicas com contratos ativos em todas as regiões do país.
A estratégia da companhia tem como pilares a diversificação dos serviços, uso de tecnologia para automatização de processos e investimento contínuo na formação de lideranças do setor. Em 2024, a marca realizou um curso presencial com mais de 5.500 profissionais da saúde, por meio do programa The One, que atua na capacitação gerencial de gestores de clínicas odontológicas, médicas e estéticas. Este ano, o evento de três dias, acontecerá em novembro na cidade de Campinas - SP, e contará, além das aulas dos sócios da empresa, com o empresário Flavio Augusto e show de finalização ao vivo com Wesley Safadão.
Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apontam que o Brasil encerrou 2024 com 50,9 milhões de beneficiários em planos de saúde, o maior número desde 2015. O aumento da base de pacientes pressionou clínicas e consultórios a buscarem modelos de gestão mais estruturados, capazes de acompanhar a demanda e atender com qualidade os pacientes particulares, foco dos programas da empresa.
“O cenário exige que o proprietário do consultório conheça seus números, tenha um processo de marketing bem estruturado, padronize processos e invista na equipe. A clínica que domina essas frentes está apta a crescer com segurança”, explica Novack. “Nosso papel é entregar ferramentas e suporte para transformar essas clínicas em negócios sustentáveis e escaláveis”, acrescenta.
Além da atuação em odontologia, o grupo expandiu sua operação para clínicas de medicina e estética. A estrutura contempla desde soluções de marketing com funis automatizados até sistemas de gestão financeira, arquitetura clínica e plataformas de automação para agendamentos, atendimento e controle operacional.
Segundo levantamento da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), clínicas que adotaram sistemas digitais de gestão reduziram em até 25% o número de faltas em consultas e elevaram a satisfação do paciente em 18%. Para o Grupo ICOM, esses dados confirmam o impacto direto da gestão estruturada na rentabilidade e reputação das clínicas.
A meta de valuation superior a R$ 1 bilhão está relacionada à capacidade de escalar esse modelo de negócios com consistência. “Apostamos em escalabilidade com eficiência. O setor da saúde exige confiança, e nossa missão tem sido profissionalizar esse ambiente sem perder a humanização”, conclui Ricardo Novack.
O Grupo ICOM é composto por sete empresas especializadas, entre elas a SucessOdonto, maior escola de gestão para profissionais da saúde no Brasil, e a rede Infinity Clinic, presente em dezenas de estados , com um sell out superior a R$ 2,2 bilhões em 2024. A empresa também lidera projetos de expansão internacional, com atuação na América Latina e nos Estados Unidos.