Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Gastos secretos: o que são e como identificá-los?

Gastos secretos são aqueles que levam o seu dinheiro, sem que você perceba. Confira dicas sobre como identificá-los!

16 jan 2022 15h32
Compartilhar
Sabendo identificar quais são os gastos secretos, fica mais fácil de evitar o desperdício de dinheiro
Sabendo identificar quais são os gastos secretos, fica mais fácil de evitar o desperdício de dinheiro
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Já teve a sensação de que seu dinheiro estava indo embora sem você perceber? Pois é! Esse é um sentimento mais comum do que se parece e ele acontece por conta dos gastos secretos. 

Gastos secretos são nada mais, nada menos do que aquelas despesas "inocentes" e imperceptíveis que acabam levando uma parte do seu dinheiro, sem que você note.

Publicidade

Algo semelhante acontece muitas vezes com o cartão de crédito. Às vezes, realizar pequenas compras ao longo do mês pode resultar em um valor bem alto que o proprietário só descobrirá com a chegada da fatura, no fim do mês. No entanto, fica difícil de perceber ao realizar essas compras.

Vale lembrar também que, normalmente, os gastos secretos se apresentam de maneiras diferentes para cada pessoa. Para uns, ele pode surgir como um desperdício de luz dentro de casa, assim, como para outros, ele pode ganhar uma nova roupagem e se apresentar como um serviço utilizado com raridade.

Como não é possível dizer quais são seus gastos secretos, vamos te ajudar a identificá-los. Assim, você pode fazer com que sobre mais dinheiro e, de quebra, ainda pode realocá-lo para outras despesas ou para uma reserva de emergência. 

1. Entenda melhor seu consumo de água e energia elétrica

Com o home office, as pessoas passarão a ficar mais tempo em casa. E, como resultado, houve um aumento no consumo de energia elétrica e de água. Além disso, essas contas tiveram uma subida significativa em seus preços. 

Publicidade

Por isso, que tal conferir possíveis desperdícios nesse tipo de serviço? Você pode tentar alternativas como evitar acender as luzes antes da chegada da noite, diminuir o tempo de banho ou até mesmo diminuir a frequência de lavagem de roupas.

Outra coisa que é importante entender é que existem itens que vão consumir mais energia mesmo, como a geladeira e o chuveiro elétrico. Nesse sentido, é importante procurar por outras opções que funcionem como esses gastos secretos.

Aparelhos conectados à tomada sem uso, por exemplo, fazem diferença nas contas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o consumo mensal de energia de uma casa pode aumentar em até 15% por causa desse hábito.

2. Confira seus serviços de assinatura

Outro item que faz parte dos gastos secretos de um orçamento doméstico são os serviços de assinatura. Muitas vezes, a preguiça de solicitar o cancelamento faz com que essa despesa seja empurrada para baixo do tapete. Sendo assim, vale a pena avaliar o que você realmente vem utilizando.

Publicidade

Com a ascensão dos serviços de streaming, passou a ser comum que as pessoas tivessem assinatura de vários. Então que tal avaliar qual você realmente vem utilizando com frequência e cancelar os que estão parados a mais tempo

3. Avalie seu consumo no supermercado

Outra maneira de perder dinheiro para os gastos secretos é através do supermercado. Tente fazer uma lista com tudo aquilo que é essencial para o período e evite comprar supérfluos. Às vezes, as pessoas acham que "besteiras" roubam o orçamento do mercado, mas saiba que o desperdício de alimento também pode levar seu dinheiro embora. O mesmo vale para as compras em delivery!

Com informações de Nubank.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações