Gastos sazonais: o que são e como funcionam?

Os gastos sazonais são aqueles que normalmente acabam com seu dinheiro mais rápido. Aprenda a diferenciá-lo dos demais!

30 mar 2022 - 21h07
Gastos sazonais podem ser prevenidos a partir de uma reserva de emergência
Gastos sazonais podem ser prevenidos a partir de uma reserva de emergência
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Já chegou ao fim do mês com as contas em dia e dinheiro sobrando, mas foi pego de surpresa com um gasto inesperado? Pois é. Esses são os gastos sazonais. Eles aparecem em momentos não planejados e acabam levando nosso dinheiro embora.

Nesse sentido, é muito comum que as pessoas pensem que são aqueles gastos fixos que levam o seu dinheiro embora. Quando, na verdade, o verdadeiro vilão são os gastos sazonais, que surgem a qualquer momento.

Publicidade

Isso acontece quando você precisa dar um presente para o companheiro, filho, pagar um conserto, entre outros gastos que ficam disfarçados como imprevistos. O problema é que a maioria prefere utilizar o cartão de crédito para lidar com esses gastos sazonais, o que pode acabar prejudicando o seu orçamento do mês seguinte.

Mesmo tido como um imprevisto, os gastos sazonais podem ser planejados e trabalhados de forma que não prejudique seu orçamento. Isso pode acontecer através de um planejamento financeiro ou até mesmo da criação de uma reserva financeira de emergência, voltada para esse tipo de situação.

Como fazer uma organização financeira?

Uma organização financeira pode ser realizada através de um planejamento. Para isso, você pode analisar seus gastos mensais de meses anteriores e fazer uma média do quanto você gasta mensalmente. 

Nessa organização financeira, você também pode planejar por um ou dois anos as suas metas, o quanto você quer gastar de dinheiro em viagens, cursos e outras despesas que sejam pertinentes e necessárias para você e assim, encontrar a melhor forma de fazer com que aquilo saia do papel e vire prática.

Publicidade

Atualmente, existem vários métodos que podem ajudar como o 50-15-35, que delimita parte da sua renda para o pagamento de determinadas despesas.

O importante é que o planejamento da sua organização financeira contemple uma reserva financeira voltada justamente para esses gastos sazonais que costumam levar o dinheiro embora de quem não possui organização.

Como lidar com gastos sazonais?

O primeiro passo é entender se eles são de fato necessários. Por exemplo, um presente para alguém. É realmente necessário dar aquele presente?

Às vezes, uma conversa que demonstre seus sentimentos ou até mesmo uma lembrancinha que custe menos podem resolver esse problema de maneira mais fácil e sem gastar tanto dinheiro assim.

Agora se os gastos sazonais não puderem ser evitados, aí o jeito é de fato recorrer a uma reserva financeira. Assim, você evita ser pego de surpresa!

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se