Frases que deixam você cada vez com menos dinheiro. Confira!

Todo mundo já se deu aquela 'desculpinha esfarrapada' para gastar, mas é preciso entender quais são aquelas que te deixam com menos dinheiro. Confira!

4 dez 2021 - 10h33
A compulsão por compras pode te deixar com cada vez menos dinheiro. Fique de olho!
A compulsão por compras pode te deixar com cada vez menos dinheiro. Fique de olho!
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Há pouco mais de uma semana atrás aconteceu a Black Friday e, apesar dos bons descontos, sempre tem aqueles que gastam dinheiro de forma desnecessária. E o pior é que para isso, é possível que a pessoa sempre coloque em prática aquelas desculpinhas que as deixam cada vez com menos dinheiro. 

Num momento de inflação alta, como o que estamos vivendo atualmente, todo dinheiro que puder ser economizado, é pouco. O Brasil acumula 10,67% de inflação em 12 meses segundo o IBGE e os alimentos estão mais caros, ou seja, uma hora pode fazer falta.

Publicidade

O problema é que muitas pessoas que gastam de maneira impulsiva e compulsiva possuem dificuldades para reconhecer que estão gastando mais do que deviam. Por isso, fizemos um compilado de frases que podem te atrapalhar e deixar você com menos dinheiro no final do mês.

"É só hoje"

Já dizia a música: "o golpe tá aí, cai quem quer", não é mesmo? Essa frase já foi utilizada por muita gente em algum momento da vida para justificar uma atitude duvidosa, então ninguém fica isento de culpa.

O problema é que o "é só hoje" vira rotina e se torna uma justificativa para tudo. Pois é! A pequena frase pode ser o seu maior inimigo na hora de economizar ou juntar dinheiro. 

Por isso é importante ter em mente que essa frase é uma desculpa muito esfarrapada. Você pode até gastar de vez em quando, mas utilizá-la para justificar um descontrole orçamentário na sua renda e te deixar com menos dinheiro, não dá!

Publicidade

"Eu mereço"

Outra frase muito utilizada como justificativa para te deixar cada vez com menos dinheiro é a "eu mereço". É muito comum empregá-la em situações de estresse, tristeza ou até mesmo de felicidade

Por exemplo, quem nunca justificou seus sintomas de estresse em um combo bem caro de lanche porque merecia? Ou ainda comprou um sapato no impulso para trabalhar demais? Pois é. Essas são as principais maneiras de usar o "eu mereço".

Você pode até merecer, mas estabeleça metas e objetivos realistas que sejam complexos. Assim, você pode se recompensar de forma verdadeira e de coisas que você pode realmente se orgulhar.

"Amanhã vai ser diferente"

Não, não vai. O principal responsável por mudanças é você mesmo. Então se você não colocar isso em prática, é impossível que o amanhã seja diferente. 

Além disso, a mudança requer hábitos. E hábitos não se criam da noite para o dia. É necessário ter disciplina e atenção para tornar a economia de dinheiro em hábito. 

Publicidade

Por isso, é importante que você entenda quais são os hábitos e frases que destroem a sua reserva financeira e realize uma mudança em sua vida. Isso não significa que você precisa parar de consumir, só que você precisa planejar seus gastos.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações